Meu vizinho sempre me surpreende com alguma fruta, raiz ou legume que eu desconhecia, ou se conhecia nunca tinha tido contato. Foi assim com uma fruta amarela, lembrando uma nêspera um tanto maior, mas que quando você abre descobre algo totalmente novo no sabor e na textura. Como ele não lembrava o nome quando me deu, mandou-me uma mensagem depois dizendo que o nome da fruta é Canistel. No mais, foi fazer buscas no Google, Wikipedia e no excelente Come-se, da Neide Rigo para saber mais sobre esta delícia.

Canistel (Pouteria campechiana), conhecida também como sapota amarela, é uma fruta originária de regiões de clima tropical. Na América Latina, o fruto pode ser encontrada desde o México até o Brasil. Sua cor pode variar, mas usualmente é a amarela, possuindo polpa fina e um pouco pegajosa, lembrando o interior de um ovo, dotada de poucos caroços. Seu sabor é forte e adocicado, sendo considerado uma boa fonte de vitamina A e carboidratos. (Wikipedia)

Eu ainda espero encontrar mais destas frutas por aqui e experimentar uma receita. Li que no México fazem uma espécie de Guacamole com ela. Não vejo a hora!

Saiba mais sobre o Canistel no Site Come-se.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu