Uma receita inspirada.
A receita de hoje foi inspirada em uma pessoa muito especial.
Pensando na receita de hoje para o OBA, me lembrei de minha amiga Andrea Pires. Dia destes,conversando com ela pelo Twitter, a Andrea começou a me contar de um jantar que estava fazendo. A entrada do jantar eram bruschettas de cogumelos. Cogumelos puxados em azeite trufado. Uma entrada perfeita, para qualquer tipo de cardápio.
Nesta dúvida do que publicar hoje, a lembrança do jantar da Andrea veio a calhar. Não me lembro exatamente o que ia nas bruschettas preparada por ela. Fiz do meu jeito, como uma homenagem ao bom gosto desta querida amiga.
Bruschettas são uma especialidade da Toscana e Umbria, na Itália. Seu nome quer dizer “grelhar sobre carvão”, como são feitas originalmente. São fatias de pão, recobertas com ingredientes diversos. Alho é sempre esfregado nas fatias, deixando um sabor suave e maravilhoso.
O pão utilizado é normalmente o italiano. Eu utilizei uma baguete com provolone, um tipo de pão facilmente encontrado aqui.
INGREDIENTES
2 baguetes de pão italiano (ou outro de sua preferência)
100 g de cogumelos Paris, em fatias de 1/2 cm
1 tomate grande, sem pele e sem sementes, em cubos pequenos
Fatias de mussarela de búfala
1 colher (sopa) de azeite trufado
1 colher (sobremesa) de manteiga
1/4 de copo de vinho branco seco
1/4 de cebola, picada finamente
1 dente de alho, picado finamente
2 dentes de alho descascados
PREPARO
Aqueça uma frigideira e coloque o azeite trufado e a manteiga. Adicione a cebola e o alho e deixe amolecer. Junte os cogumelos e o vinho. Deixe cozinhando até o líquido secar. Tempere com sal e pimenta e reserve.
Corte as baguetes em fatias de 1 cm e meio. Esfregue o alho em um dos lados das fatias. Leve a forno pré-aquecido até tostar ligeiramente.
Retire e prepare para a finalização. Cubras as fatias com o queijo. Coloque o tomate e os cogumelos e volte ao forno até o queijo derreter. Este processo é bem rápido. Tome cuidado.
Retire e sirva ainda quente.
Bruschettas são uma delícia. Como antepasto são perfeitas, mas caem bem em qualquer hora do dia. Muito obrigado pela idéia, Andrea!
Orlando, vc eh mesmo um querido!!!
Vc conseguiu melhorar ainda mais a receitinha das brusquettas!!!
Fico feliz! Obrigado pelo carinho!