Bockwurst

Coisas simples e gostosas – Bockwurst!

dsc03362

Sexta-feira, fim de semana chegando (e este promete até uma Feijoada). Nada melhor que uma Happy Hour com amigos, uma boa cerveja e algo para petiscar. Como esta salsicha maravilhosa…Bockwusrst!

Bockwurst é um tipo de salsicha oriundo da culinária da Alemanha. É uma salsicha confeccionada tradicionalmente com carne de vitela e de porco (com uma maior tendência para a vitela, ao contrário da bratwurst). Na Alemanha moderna, porém, é fabricada com diversos tipos de carne picada, tais como porco, borrego, peru, frango e, mais raramente, de carne de cavalo.

No norte da Alemanha, existe inclusivamente uma versão de bockwurst  feita com peixe. A bockwurst é temperada com sal, pimenta branca e paprica. A tripa usada para envolver a salsicha é natural.

Durante o fabrico, a carne da salsicha é cozida e usada para encher a tripa. Em seguida, o produto é fumado durante algumas semanas. Esse processo dá à salsicha o seu tom alaranjado. O processo de elaboração destas salsichas encontra-se submetido na Alemanha a um controle legal rigoroso (um reinheitsgebot especial para a bockwurst).

Originalmente, a bockwurst era consumida com cerveja do tipo bock e é normalmente servida com mostarda quente. Sendo uma salsicha de invólucro comestível, é normalmente escaldada em água fervente, podendo também ser grelhada. Quando é muito cozida, o invólucro pode abrir-se. Idealmente, dever parar-se de cozer antes disso acontecer, para evitar que a salsicha perca sabor para a água.

dsc03364

A bockwurst é uma das salsichas mais consumidas na Alemanha. Foi inventada em 1889 por R. Scholtz, de Berlim, quando possuía um restaurante.

Em Portugal, é possível encontrar estas salsichas em supermercados, conservadas em frascos. São normalmente fabricadas na Alemanha, apesar de também existirem fabricadas em Portugal.

Fonte: Wikipedia

Para seu preparo é só colocá-las inteiras em uma panela com água e  cozinhar por 3 minutos (a partir da fervura). Retire e corte em rodelas.

Eu costumo dar uma leve grelhada nas rodelas depois do cozimento. Salpique cebolinha verde por cima e sirva com mostarda escura de boa qualidade. E claro, com uma cervejinha bem gelada!

dsc03367

Às vezes, diria até na maioria delas, encontramos alegria nas coisas mais simples. E esta receita é uma delas. Com amigos, em uma sexta-feira antes de um fim de semana promissor de sol e boa comida, não existe coisa melhor!

Fica a sugestão do Oba!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 3 comentários

  1. Que delícia! Me fez lembrar das salsichas e salsichões que minha mãe comprava no Mercado Municipal de Campinas quando eu ainda era menina.Sei que eram feitas com tripas de carneiro e eram grudadas umas nas outras, mas o nome era algo que não nos preocupávamos em saber. O sabor, esse sim é inesquecível, com certeza muito diferente das que encontramos com facilidade em qualquer supermercado.

    Vou pegar uma!

    beijo!

  2. hummmm..coisa boa essas salsichas com cheiro de fim de semana!!!..nada melhor que elas..uma cervejinha ou chopp..e amigos para jogar conversa fora né?bjus e bom findi

  3. OK!!!! acho uma delícia também….mas aonde comprar no Brasil???? achei somente da Meica, que é muito cara e não é tão gostosa…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu