Batata Suiça de Carne-de-Sol e Abóbora

Casa Velha Bar e Restaurante – 89 anos de boteco
23 de fevereiro de 2016
Bombom Trufado – Regina Franco
25 de fevereiro de 2016
Mostrar todos

Houve uma época aqui em Curitiba que Batata Suiça virou uma febre. Não que esteja mais difícil de encontrar, mas uns 10 anos atrás ou mais, a quantidade de lugares para comer esta deliciosa batata era gigantesca.

Batata suiça 2

Não é a toa. Além de ser um prato delicioso e de preparo rápido e que te dá inúmeras possibilidades de recheios, é relativamente barato, para alegria de quem o comercializa. Para preparar uma Batata Suiça de respeito, você não vai precisar de habilidades extremas. O que é imprescindível aqui é uma panela própria para esta batata, uma frigideira pequena (10 cm de diâmetro) e funda. É nela que você vai montar sua batata recheada, como pode ver nas fotos abaixo.

Batata suiça

Batata suiça 1

A sugestão de recheio que o OBA Gastronomia propõe hoje é uma mistura clássica de nossa culinária regional, especialmente a nordestina: carne-de-sol e abóbora desfiada refogados. Um prato que você pode dividir para dois ou devorar sozinho, se a fome for grande.

Batata Suiça de Carne-de-Sol e Abóbora

por 24 de fevereiro de 2016

Tempo de Preparo : 20 minutes. Tempo de Forno : 15 minutes Porções : 1 ou 2 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Cozinhe as batata por 10 minutos a contar da fervura. Não deixe ficar muito macia. Retire, espere esfriar e rale no ralador de queijo grosso. Tempere moderadamente com sal e reserve.

Aqueça uma frigideira a coloque o óleo. Ponha a cebola e o alho e refogue rapidamente. Junte os cubos de abóbora e um pouco de água. Deixe cozinhar por 15 minutos, sempre colocando um pouco de água quando secar. Esprema os cubos de abóbora com o fundo de uma colher, para desfiar. Adicione a carne-de-sol. Refogue por mais 3 minutos. Tempere com sal e pimenta e junte a salsinha picada. Desligue o fogo.

Em uma frigideira pequena e funda, coloque o óleo e metade da batata ralada, deixando uma cova no centro. Espalhe o recheio e cubra com a outra metade da batata. Leve ao fogo médio e cozinhe por 5 minutos. Vire a batata e complete o cozimento, deixando dourada dos dois lados. Sirva imediatamente.

Batata suiça 3

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.