Ballotine

Ballotine de Frango com Presunto Parma e Gorgonzola

DSC03780

O Oba traz hoje uma preparação culinária clássica: Ballotine.

Ballotine é um prato típico francês. É preparado com carne de aves desossada e recheado. O Ballotine é enrolado como rocambole, em forma de cilindro.

É cozido em caldo (ou mesmo água), lentamente em fogo baixo. Depois de pronto, pode ser fatiado ou servido inteiro, dependendo de seu tamanho.

Quando é servido frio, é acompanhado de molho Chaudfroid, decorado e coberto por Aspic. Se servido quente, é acompanhado de molho madeira e alguma guarnição.

O recheio sugerido aqui é presunto Parma e queijo Gorgonzola. Pode ser servido como uma refeição mais frugal ou como entrada, dependendo da quantidade ofertada. Ao final darei também a receita de um molho madeira simplificado, se sua opção for servi-lo quente.

DSC03782

INGREDIENTES                (1 pessoa)

1 peito de frango desossado

2 fatias de presunto Parma

30 g de queijo Gorgonzola

1 colher (sopa) de creme de leite fresco

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Ballotine

PREPARO

1 – Retire o filézinho (sassami) do peito de frango e reserve. Retire todas as nervuras também. Com uma faca bem afiada, divida o peito ao meio, no sentido do comprimento. Coloque-o entre duas folhas de papel manteiga e com o auxílio de um rolo de massa bata para obter bifes finos. Tempere com o sal e a pimenta.

2 – Retire a folha de papel manteiga de cima e coloque o presunto sobre o filé. Misture o creme de leite com o Gorgonzola e passe por cima do presunto. Adicione o filézinho reservado.

3 – Feche as pontas e passe para uma folha de papel alumínio.

4 – Enrole o peito recheado no papel alumínio apertando bem. Torça as pontas para formar um cilindro.

Aqueça água  em uma panela até ferver. Coloque o rolo e deixe cozinhar por 15 minutos. Com o auxílio de um pequeno espeto de metal, sinta a temperatura interna. Quando estiver bem quente está pronto.

Retire, deixe esfriar e fatie. Sirva como indicado acima. Se a opção for quente, escolha uma guarnição e faça um molho madeira simples, como o descrito abaixo.

Pique bem miudinho um dente pequeno de alho e uma cebola pequena. Aqueça 30 g de manteiga em frigifeira e refogue o alho e cebola. Acrescente 30 ml de vinho madeira e deixe ferver. Junte 1 colher (sobremesa) de creme de leite e ferva até aglutinar. Tire a panela do fogo e coloque 30 g de manteiga gelada mexendo sempre, até engrossar.

DSC03784

Fica a sugestão do Oba.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 5 comentários

  1. Pingback: pligg.com

  2. Vou adotar esse francesinho na minha cozinha! Procuro alterativas para o frango e certamente o Ballotine é um prato simples de fazer e com resultado requintado!
    Adorei! Parabéns!

  3. realmente muito gosto e chique, podemos fazer de frango inteiro e desossado e recheado conforme sua criatividade e a cocção tambem, parabens gostei muito desse site, espero vir mais vezes e o ballotine fica uma delicia experimentem. bjs para toda equipe.

  4. Fica ótimo também recheá-lo com nozes e frutas secas deixando presunto parma pela parte externa. É uma ótima pedida para a ceia de natal!

  5. Very good article. I definitely love this site. Keep writing!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu