Azul – marinho

Uma receita dos Caiçaras paulistas.

 

Azul-marinho é uma receita típica do litoral norte de São Paulo.

Preparado pelos caiçaras, este prato utiliza postas de peixes típicos da região, como garoupa, badejo, cavala, anchova e a tainha (nos meses de inverno, quando estão subindo o litoral brasileiro para desovar).  Apresenta variações pequenas, dependendo do local em que foi preparado, como acréscimo ou não de tomates. Uma “quase exigência” é que o preparo seja em panela de ferro, para realçar a cor azulada.

A característica cor azul que o prato apresenta é devido ao tanino liberado pela banana verde, quando de seu cozimento.

PREPARO

Tempere as postas de peixe com o limão, sal e a pimenta. Deixe tomar gosto por 2 horas, no mínimo.

Corte as bananas em rodelas de 2 cm de espessura. Aqueça o óleo em uma panela de ferro funda e coloque a banana e o alho. Deixe refogar por 2 minutos e cubra com água quente (aproximadamente 3 xícaras). deixe cozinhar até a banana amolecer. Neste momento, a água deve estar azulada.

Retire metade da banana, descasque e esmague com um garfo.

Coloque as postas de peixe e deixe cozinhar por mais 10 minutos.

Enquanto o peixe cozinha, prepare o pirão: leve a banana amassada a uma panela pequena e misture 1 concha do caldo do cozimento do peixe. Deixe ferver e adicione um pouco de farinha de mandioca. Mexa bem, até a farinha estar cozida e  ficar em consistência de pirão. Tempere com sal, se achar necessário.

Quando o peixe estiver cozido, polvilhe a salsa e a cebolinha e retifique temperos.

Sirva acompanhado do pirão, de rodelas de banana, caldo e arroz branco (caso queira).

Azul-marinho é um daqueles pratos regionais que ainda mantém sua essência. Comida simples, servida em casas simples, mas que lembra a tradição de um povo em cada garfada.

Um peixe azul, para você surpreender seus convidados.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 5 comentários

  1. Fiz hoje Orlando, e foi sucesso, ficou muito bom, bem rapidinha e deliciosa. Obrigada, pela dica, beijos.

  2. Adoraria conhecer mais receitas de vcs com peixes.
    Obg,

    1. Caro Edilson,
      Obrigado pela participação. Fora as que já tem, outras estão saindo do forno. Pode esperar que vai gostar.
      Um abraço!

  3. Orlando boa tarde! Frequento o litoral norte de São Paulo desde meados da década de 60. Já pode imaginar minha idade! Kkkkk Acampava de forma selvagem com mais 4 amigos e amigas! Conheço o Azul Marinho desde esse tempo. Sou publicitário, Tenho hoje um cliente que desenvolveu um aplicativo que pode ser muito interessante você! DINNER FOR FRIENDS. Pode ser traduzido como GASTRONOMIA ENTRE AMIGOS. É uma rede social que integra chefs de cozinha e gente que aprecia o bem comer. O planejamento de mkt a propagação do aplicativo. Procurando por referências do Azul Marinho encontrei o seu site, Peço sua autorização para utilizar a imagem (com sua assinatura) que está aqui. Sugiro, também, que se cadastre no DINNER FOR FRIENDS.. Como chef e proprietário do OBA.. Abraços! Josué

    1. Olá, Josué
      Que bacana. Acredito que somos contemporâneos…rsrs…Pode utilizar a imagem sim, sempre colocando a fonte. Vou visitar o site do DINNER FOR FRIENDS. Quem sabe a gente não faça uma parceria.
      Obrigado e grande abraço!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu