Arroz para Amigos
O Oba traz hoje um lindo presente de minha amiga Cherry Blossom, do Cozinha é Poesia.
É engraçada esta vida de Blogueiro. Hoje, posso dizer que meus amigos mais queridos (com raras excessões), encontrei aqui neste ambiente virtual.
Gasparzinha, Nilton, Marly, Tania, minha assessora Carol (que conheci por aqui), e tantos outros…mas, a primeira a gente nunca esquece. E foi a Cherry. A primeira pessoa que teve toda a paciência do mundo em me ensinar os primeiros passos para ir arrumando o Oba. E continua sendo fonte de inspiração.
Para minha querida amiga Cherry, o meu mais profundo agradecimento e meu mais sincero carinho. Mesmo nunca termos nos encontrado, você mora em meu coração.
Olá leitores do Oba Gastronomia!
O post de hoje é um presente para meu querido amigo Orlando Baumel que sei, adora pescarias. Uma receita tão singela como é a vida de quem vive da pesca ou de quem se despoja das facilidades urbanas e se abriga por alguns inesquecíveis dias em um rancho à beira de um rio.
Essa maneira de fazer arroz é uma forma prática de reunir quase todos os ingredientes de uma refeição dentro de uma só panela. Pois, como sabem, à beira de um rio não há cozinhas equipadas e nem tempo a perder.
Meu avô era pescador e esse arroz com legumes era sempre encontrado nas panelas da cozinha da minha avó, que também o preparava naqueles dias corridos, dias de “peleja”, como ela mesma dizia.
Além de acompanhar peixes, esse arroz fica ótimo se servido com galinha caipira.Nesse caso, poderá ser acrescentado um gomo de paio ou outra lingüiça defumada. Na receita original, ao invés do bacon era usado um pedaço de toucinho salgado que ficava sempre à disposição, pendurado em cima do fogão a lenha.
O arroz de pescador será servido dentro da própria panela, então lembre de escolher uma rústica de ferro, barro ou alumínio fundido, que possa ser levada à mesa.
Eu espero que todos apreciem e experimentem fazer essa receita simples, mas com o colorido e riqueza da nossa terra.
Cherry Blossom
ARROZ DE PESCADOR
Ingredientes
80 g de bacon magro cortado em cubos
1 dente de alho picado ou triturado
1 cebola picada
1 folha de louro
Sal a gosto
2 xícaras (chá) de arroz tipo agulhinha – lavado em bem escorrido
1 xícara (chá) de abóbora madura em pedaços médios
1 xícara (chá) de batata doce descascada e cortada em cubos médios
1 xícara (chá) de mandioca cortada em lascas
1 xícara (chá) de folhas de repolho rasgadas em pedaços – meça apertando na xícara
4 tomates bem vermelhos cortados em gomos grossos
4 xícaras (chá) de água fria
Modo de fazer
Aqueça bem a panela e nela frite o bacon até dourar. Junte o alho e a cebola e deixe murchar. Adicione o arroz e frite-o um pouco.
Na sequência acrescente a abóbora, a batata doce, a mandioca e as folhas de repolho, a folha de louro e a água fria. Misture bem e salgue a gosto. Arrume por cima de tudo o tomate cortado em gomos grossos.
Cozinhe com a panela semi tampada até levantar fervura. Então, tampe a panela, abaixe bem a chama do fogão e cozinhe em fogo baixo até o arroz secar e ficar opaco.
Observações:
Se desejar um gomo de lingüiça defumada ou paio poderá ser acrescentado a receita nesse caso aumente o arroz para 2 e 1/2 xícaras.
Use medidas padronizadas, xícaras ou medidores de 240 ml
O “Paranazão”, como é carinhosamente chamado, se transformou nessa imensidão de azul e prata e hoje faz jus ao apelido que tem. Olhando em frente, na outra margem, já se avista o Município de Brasilândia – Mato Grosso do Sul.
Fotos do Rio Paraná by Cherry Blossom, feitas em Panorama – Nova Alta Paulista – São Paulo
Orlando,
Receita Deliciosa! Quem me dera ter um pratinho desses, no almoço de amanhã! Maridão já decretou que amanhã comeremos comida chinesa (é que alguns fins de semana ele decide dar folga à cozinheira (eu), mesmo à revelia dela, rs.).
A Cherry é uma pessoa muito cativante, além de boa cozinheira!
Agora, a menção a mim, me “encheu a bola”!! Muito obrigada pela deferência; é uma honra ser considerada por alguém como você.
Beijão e ótimo domingo!
Orlando….a foto do arroz está simplesmente divina! Que receita ótima. Eu só tenho que agradecer por um dia o destino ter cruzado meu caminho com o seu e da Cherry, duas pessoas extremamente talentosas e criativas no que fazem! Parabéns aos dois!
Agradeço novamente por constar no rol dos seus amigos mais queridos! Saiba que a recíproca é verdadeira!
“Viajar” pelas páginas do seu blog é sempre um prazer!
Beijo grande e uma semana maravilhosa! 😀
Poxa, quem mais ganhou com essa amizade, com certeza fui eu, que além de ganhar um amigo, fui adotada pela sua família e ainda tenho o prazer de experimentar seus pratos.
Somos todos, pessoas de sorte, por ter você no nosso dia-a-dia.
Obrigada