Fazendo seu cupcake.
Crianças,
Hoje tem passo a passo de como fazer, rechear e decorar um cupcake.
Bom, primeiro você faz sua receita de bolo de estimação. Aquela, que não falha nunca. Bateu a receita? Então vamos colocar na fôrma.
Esta, como vocês viram na coluna anterior, é a fôrma própria para cupcakes. A Marilene perguntou se pode usar fôrma de empada, e eu respondo: olha, nunca usei. Tenta e conta prá gente o resultado?
Primeiro, você coloca as forminhas tamanho zero nas cavidades e a massa do bolo nas forminhas. O papel das forminhas não queima no forno pq a massa o umedece. Simples, né?
Boca de forno, tirando bolo: olha que bonitinhos os cupcakes assados! Agora você vai retirá-los delicadamente da fôrma com o auxílio de uma colher, uma faca ou espátula: só precisa de um ponto de apoio e vlupt, eles saem. Quentes. Cuidado para não se queimar. Coloque-os sobre uma grade ou qualquer outra superfície onde o ar possa circular por baixo. E você pode colocar imediatamente outras forminhas, encher com a massa do bolo e fazer a nova fornada. Claro que é preferível ter duas fôrmas, assim você não perde tempo e já deixa uma pronta para colocar no forno assim que tirar a assada. Mas “ser preferível” não significa “ser obrigatório” 🙂 (ver fotos acima)
Com os cupcakes completamente frios, tá na hora de rechear.
Passo 1: acertar a tampinha: com a faca de serrinha deitada, tire os excessos. Se você curtir um cupcake barrigudinho, pode pular esta etapa.
Passo 2: cortando o cone para fazer o buraco do recheio.
Passo 3: recheando (aqui eu usei ganache de chocolate) e acertando a tampinha: corte fora a ponta do cone
Passo 4: tampou!
Simples, né? Agora seguem 3 sugestões de cobertura
1) Mini-marshmellows
Você vai precisar de gel de brilho (você encontra em casas de produto de confeitagem; este potinho da foto não custou nem R$ 3,00 e rende que é uma beleza) e de um saco de mini-marshmellows. Se não encontrar os mini no supermercado, naqueles quiosques de doces que sempre tem nos shoppings você acha, com certeza.
Primeiro, você corta a tampinha e deixa o cupcake reto. Passa o gel de brilho e cola os mini-marshmellows no cupcake. Agora é só esperar os aplausos.
2) Brigadeiro com confeito
Eu devia ter vergonha de ensinar uma coisa tão simples: cobre com brigadeiro, enfeita com confetti ou m&m. É uma sugestão perfeita para festa de criança e parece que você teve um trabalhão
3) Cobrindo com açúcar de confeiteiro ou açúcar impalpável
Você vai precisar de açúcar de confeiteiro, glaçúcar ou açúcar impalpável. E sim, são coisas diferentes e não, eu não sei explicar muito bem a diferença, mas sei que é assim.
Recorte um modelo em papel ou cartolina, coloque sobre o cupcake (de chocolate, para ter maior contraste) e polvilhe o açúcar. Pronto, a magia da confeitagem está feita.
Na próxima coluna vamos aprender a trabalhar com pasta americana. Lembra quando você brincava com massinha de modelar? É bem por aí, e agora você vai poder comer a massa, coisa que sua mãe nunca iria deixar 😀
Para conhecer mais sobre os bolinhos da Telinha, clique AQUI!
Olá, olha vc está de parabéns, tem uma didática incrível, eu nunca me vi fazendo os cupcakes, mas agora, depois desa aula brilhante, com certeza vou tentar o meu primeiro e voltarei aqui p contar como foi…um abraço e continue dando essas aulas especias..bjss
Não sei se o seu cupcake é bom. Preciso provar primeiro.Rsrs. Mais com certeza,você é a melhor amiga do mundo.Te gosto muito TELINHA. SUCESSOS.bjs.
maravilhoso, adorei a dica ^^