Fazendo seu cupcake.

Crianças,
Hoje tem passo a passo de como fazer, rechear e decorar um cupcake.

Bom, primeiro você faz sua receita de bolo de estimação. Aquela, que não falha nunca. Bateu a receita? Então vamos colocar na fôrma.

Esta, como vocês viram na coluna anterior, é a fôrma própria para cupcakes. A  Marilene perguntou se pode usar fôrma de empada, e eu respondo: olha, nunca usei. Tenta e conta prá gente o resultado?

Primeiro, você coloca as forminhas tamanho zero nas cavidades e a massa do bolo nas forminhas. O papel das forminhas não queima no forno pq a massa o umedece. Simples, né?

Boca de forno, tirando bolo: olha que bonitinhos os cupcakes assados! Agora você vai retirá-los delicadamente da fôrma com o auxílio de uma colher, uma faca ou espátula: só precisa de um ponto de apoio e vlupt, eles saem. Quentes. Cuidado para não se queimar. Coloque-os sobre uma grade ou qualquer outra superfície onde o ar possa circular por baixo. E você pode colocar imediatamente outras forminhas, encher com a massa do bolo e fazer a nova fornada. Claro que é preferível ter duas fôrmas, assim você não perde tempo e já deixa uma pronta para colocar no forno assim que tirar a assada. Mas “ser preferível” não significa “ser obrigatório” 🙂  (ver fotos acima)

Com os cupcakes completamente frios, tá na hora de rechear.

Passo 1: acertar a tampinha: com a faca de serrinha deitada, tire os excessos. Se você curtir um cupcake barrigudinho, pode pular esta etapa.

Passo 2: cortando o cone para fazer o buraco do recheio.

Passo 3: recheando (aqui eu usei ganache de chocolate) e acertando a tampinha: corte fora a ponta do cone

Passo 4: tampou!

Simples, né? Agora seguem 3 sugestões de cobertura

1) Mini-marshmellows

Você vai precisar de gel de brilho (você encontra em casas de produto de confeitagem; este potinho da foto não custou nem R$ 3,00 e rende que é uma beleza) e de um saco de mini-marshmellows. Se não encontrar os mini no supermercado, naqueles quiosques de doces que sempre tem nos shoppings você acha, com certeza.


Primeiro, você corta a tampinha e deixa o cupcake reto. Passa o gel de brilho e cola os mini-marshmellows no cupcake. Agora é só esperar os aplausos.

2) Brigadeiro com confeito


Eu devia ter vergonha de ensinar uma coisa tão simples: cobre com brigadeiro, enfeita com confetti ou m&m. É uma sugestão perfeita para festa de criança  e parece que você teve um trabalhão

3) Cobrindo com açúcar de confeiteiro ou açúcar impalpável

Você vai precisar de açúcar de confeiteiro, glaçúcar ou açúcar impalpável. E sim, são coisas diferentes e não, eu não sei explicar muito bem a diferença, mas sei que é assim.

Recorte um modelo em papel ou cartolina, coloque sobre o cupcake (de chocolate, para ter maior contraste) e polvilhe o açúcar. Pronto, a magia da confeitagem está feita.

Na próxima coluna vamos aprender a trabalhar com pasta americana. Lembra quando você brincava com massinha de modelar? É bem por aí, e agora você vai poder comer a massa, coisa que sua mãe nunca iria deixar 😀

Para conhecer mais sobre os bolinhos da Telinha, clique AQUI!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 4 comentários

  1. silene

    Olá, olha vc está de parabéns, tem uma didática incrível, eu nunca me vi fazendo os cupcakes, mas agora, depois desa aula brilhante, com certeza vou tentar o meu primeiro e voltarei aqui p contar como foi…um abraço e continue dando essas aulas especias..bjss

  2. arisalva

    Não sei se o seu cupcake é bom. Preciso provar primeiro.Rsrs. Mais com certeza,você é a melhor amiga do mundo.Te gosto muito TELINHA. SUCESSOS.bjs.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.