Aposte nos Growlers de Cerâmica

Growlers de cerâmica: produto estimula consumo consciente de cerveja e ainda contribui com a preservação ambiental.

Pesquisas revelam que 63.4 % da população brasileira consome cerveja: para onde vai tanto lixo?

A sustentabilidade é, sem dúvida, um dos assuntos mais importantes do século. E, por mais que os cidadãos tenham atitudes conscientes em prol da preservação ambiental, muitas delas ainda passam despercebidas. É o caso do lixo gerado após o consumo das garrafas e latinhas de cerveja.

Uma pesquisa recente da Kantar World Panel revelou que 63.4% da população brasileira consome cervejas em suas diferentes formas. De outro lado, a ONU acredita que até 2050 a quantidade de resíduos plásticos deve ultrapassar a quantidade de peixes nos oceanos. Tendo em vista o impacto dessas embalagens no meio ambiente, e a quantidade de embalagens descartadas, já está mais do que na hora de repensar as formas de consumo dessa bebida que os brasileiros tanto amam, não é mesmo?

BOX: uma garrafa de alumínio demora cerca de 200 anos para se decompor no meio ambiente. O plástico, por sua vez, mais de 400 anos e as garrafas de vidro mais de 1000 anos.

O mercado cervejeiro vem crescendo no país, movimentando cerca de 1.6% do PIB brasileiro, conforme pesquisa da CervBrasil, e preocupando cada dia mais os defensores do meio ambiente. “Existe uma diferença muito grande entre o consumo das cervejas consideradas comerciais e as cervejas artesanais. Enquanto as cervejas comerciais são consumidas em quantidade, as artesanais são consumidas pela sua qualidade, tanto é que os produtores e apreciadores das “Fresh Beers” têm como lema ‘Beba menos, Beba Melhor’, estimulando o consumo consciente e sustentável dessas cervejas diferenciadas”, comenta Kilian Schroeder, gerente da MondoCeram Beer.

Foi de olho nesse mercado cervejeiro artesanal que a empresa catarinense, da cidade de Rio Negrinho, decidiu fabricar growlers de cerâmica, recipientes para armazenar cervejas artesanais. “Nosso país ainda ocupa o terceiro lugar no ranking mundial quando o assunto são cervejas artesanais. No entanto esse é um mercado muito promissor e essa onda de sustentabilidade também está fortalecendo o segmento, já que as pessoas podem ter seus growlers em casa e ir direto na cervejaria comprar a sua bebida preferida. É muito diferente do que abrir uma latinha, tomar e jogar fora”, acrescenta Kilian.

Retornáveis, essas peças de cerâmica são feitas para suportar a pressão da pasteurização da bebida, conservar sua qualidade e temperatura.     “Temos diferentes tamanhos, de até 3 litros, todos com tampa flip top e design inovador.  A grande vantagem é que a cerâmica conserva a temperatura da cerveja, mantendo-a mais gelada por um período maior de tempo, além de evitar o descarte de plásticos e vidros de forma incorreta na natureza”, finaliza o gerente.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: