Acertando no café

Fouet – Bia Macineli
11 de janeiro de 2011
Teppan Bell
13 de janeiro de 2011
Mostrar todos

Sete dicas para o preparo do café.

Quem nunca errou a dose na hora de preparar o cafezinho de todo dia?

Por que o café na nossa mãe e da nossa avó muitas vezes é melhor que o nosso? Parece um ritual tão simples, mas para fazer um cafezinho gostoso, há alguns segredinhos básicos. A barista Márcia Matta da cafeteria Casa Pilão, juntamente com a equipe de pesquisa e desenvolvimento da Sara Lee, dona da marca Pilão, prepararam algumas dicas:

1. Atenção às medidas. A proporção ideal é 4 colheres de pó bem cheias (80g) para 1 litro de água. Lembre-se: café leve não é “chafé”. O principal erro é adicionar muita água na extração da bebida ou pouco pó para uma determinada quantidade de água. Se você prefere um café naturalmente mais leve, já existe opção no mercado: o Pilão Sabor e Leveza. Se preferir um café mais encorpado, uma opção é o Pilão Intenso.

2. Utilize sempre água pura e limpa, filtrada ou mineral.

3. A água deve ser apenas aquecida, numa temperatura entre 90 e 95°C. Ou seja, desligue o fogo, ao primeiro sinal de fervura. A água não pode ferver, pois a perda de oxigênio altera a acidez do café e volatiza seus aromas.

4. E cuidado ao guardar o pó de café. A embalagem fechada deve ser armazenada em um local fresco e limpo.  Após aberta, é melhor conservá-la na geladeira, pois a baixa temperatura retarda a oxidação do pó. O café deve ser mantido longe de produtos químicos ou com odores fortes. Se a embalagem for do tipo “almofada”, é melhor descartá-la e colocar o pó em um pote hermético, conservando-o em geladeira. Agora, se a embalagem for a vácuo, você poderá mantê-la desde que esteja bem vedada.

5. Café na térmica nem sempre é bom. Isso porque o café mantém suas características de sabores e aromas no máximo 1 hora se armazenado em garrafa térmica, desde que não esteja adoçado.

6. Esqueça essa história de reaquecer o café. A bebida perde suas características originais de aroma e sabor ao ser resfriada e depois reaquecida.

7. Adoçar com açúcar, adoçante ou puro? Para saborear o café e perceber suas diferentes características e nuances devemos tomá-lo sem açúcar. Se fizer questão, nunca adoce durante o preparo e sim nas xícaras, de acordo com a preferência de cada um que irá beber.

Sobre a Sara Lee Cafés

A Sara Lee, multinacional americana, ingressou no Brasil em 1998 e iniciou um processo de aquisições de marcas. Na atualidade, todas as suas operações no Brasil estão concentradas no mercado de cafés, com as marcas Pilão, Café do Ponto, Seleto, Caboclo, Moka e Jaraguá, além do sistema monodose de café Senseo®, uma parceria mundial da Sara Lee com a Philips, trazido ao Brasil em outubro de 2010.

A planta industrial de Jundiaí, que foi inaugurada em 2006, conta com 35 mil metros quadrados de área construída, num total de 226.596 metros quadrados e é a maior e mais moderna fábrica de torra e moagem de café da América Latina. No Brasil, a Sara Lee emprega 1.225 funcionários diretos e cerca de 200 indiretos. Merece destaque ainda a preocupação da empresa com a Sustentabilidade: apoio a agricultura sustentável, compra de cafés com selo Utz, aproveitamento da água da chuva e a manutenção de APP – Área de Preservação Permanente, com aproximadamente 52.000 metros quadrados, além de rígido processo de controle de emissão de poluentes.

No mercado desde 1939,  a Sara Lee encanta milhões de consumidores e clientes ao redor do mundo. A empresa possui um dos mais amados e principais portfólios com suas marcas inovadoras e confiáveis de alimentos e bebidas, incluindo Ball Park,Douwe EgbertsHillshire FarmJimmy DeanSara Lee Senseo. Juntas, nossas marcas geram aproximadamente US$ 11 bilhões em vendas líquidas anuais. Sara Lee tem aproximadamente 33.000 funcionários trabalhando em suas operações em todo o mundo. Acesse o site www.saralee.com para se informar sobre as últimas novidades e informações sobre a Sara Lee e suas marcas.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

4 Comentários

  1. Confesso que não sou muito fã do café, mas adoro ver como há todo um ritual para prepará-lo
    adorei o post Orlando, parabéns

    beijos

  2. Valmor Luiz Buche disse:

    Muito bom Orlando, um café bem preparado é muito saboroso, parabéns.

    Abraços

  3. Ótimo post, me dá água na boca só de ver a foto, cafézinho é sempre bem vindo!

  4. SAMIR SERHAN disse:

    Bom dia Márcia,

    Sou aluno do Senac de pós graduação e estamos fazendo um trabalho que aborda o tema café, sera um workshop elaborado por nosso grupo a apresentação do trabalho será em Abril do ano que vem, mas ja estamos pesquisando matéria sobre Café, sua historia, seu sabores.

    Gostariamos de saber se teria como colaborar ou nos dar um direcionamento sobre o que dizer. Estive na Loja de vocÊs no Shop. Morumbi e achei a proposta muito interessante alem do bom gosto, um cardápio divino e diferenciado.

    Parabéns,

    Atenciosamente,

    Samir Serhan

    Tel: 011-84826535

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.