Uma maravilha provençal.
Tapenade é uma pasta para ser servida como antepasto.
Seu nome deriva da palavra tapeno, palavra provençal para alcaparra, seu ingrediente básico. Esta pasta é feita em pilão, com seus ingredientes amassados até quase a consistência de um purê.
É uma pasta deliciosa. Apesar de possuir elementos de sabor pronunciado, ao final ela acaba surgindo suave, perfeita para ser servida como entrada.
A Tapenade foi criada a aproximadamente 100 anos, pelo Chef de Maison Dorée, em Marselha.
Normalmente a Tapenade é servido com torradas e ovos cozidos, ou somente com ovos. O processo original consistia em rechear os ovos com a Tapenade e as gemas esmagadas.
Neste exemplo que dou, usei polenta grelhada. Polenta pronta, cortada na espessura de 1 cm e grelhada em chapa. Podem apostar, fica maravilhoso. Um pequeno raminho de agrião e você tem um antepasto que não fica devendo nada a qualquer coisa mais refinada.
INGREDIENTES
24 azeitonas pretas
8 filés de anchovas em conserva
2 colhers (sopa) de alcaparras
60 g de atum em conserva
1 colher (chá) de conhaque
Azeite de oliva
Suco de limão
PREPARO
Em um pilão, soque todos os ingredientes sólidos, até quase a consistência de purê. Acrescente o azeite lentamente (cerca de 1 xícara), sempre mexendo, como se fosse para uma maionese. Logo depois, coloque um pouco de suco de limão. Finalize com o conhaque.
Sirva como antepasto, em torradas com ovos cozidos picados, ou como a sugestão dada, em quadrados pequenos de polenta grelhada.
Fica a sugestão do OBA.