Uma maravilha provençal.

Tapenade é uma pasta para ser servida como antepasto.

Seu nome deriva da palavra tapeno, palavra provençal para alcaparra, seu ingrediente básico. Esta pasta é feita em pilão, com seus ingredientes amassados até quase a consistência de um purê.

É uma pasta deliciosa. Apesar de possuir elementos de sabor pronunciado, ao final ela acaba surgindo suave, perfeita para  ser servida como entrada.

A Tapenade foi criada a aproximadamente 100 anos, pelo Chef de Maison Dorée, em Marselha.

Normalmente a Tapenade é servido com torradas e ovos cozidos, ou somente com ovos. O processo original consistia em rechear os ovos com a Tapenade e as gemas esmagadas.

Neste exemplo que dou, usei polenta grelhada. Polenta pronta, cortada na espessura de 1 cm e grelhada em chapa. Podem apostar, fica maravilhoso. Um pequeno raminho de agrião e você tem um antepasto que não fica devendo nada a qualquer coisa mais refinada.

INGREDIENTES

24 azeitonas pretas

8 filés de anchovas em conserva

2 colhers (sopa) de alcaparras

60 g de atum em conserva

1 colher (chá) de conhaque

Azeite de oliva

Suco de limão

PREPARO

Em um pilão, soque todos os ingredientes sólidos, até quase a consistência de purê. Acrescente o azeite lentamente (cerca de 1 xícara), sempre mexendo, como se fosse para uma maionese. Logo depois, coloque um pouco de suco de limão. Finalize com o conhaque.

Sirva como antepasto, em torradas com ovos cozidos picados, ou como a sugestão dada, em quadrados pequenos de polenta grelhada.

Fica a sugestão do OBA.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.