O Feijão com Arroz nordestino.
Comida do sertão.
Baião-de-dois é um prato típico do Ceará, principalmente da região rural. Nada mais é que feijão cozido junto com o arroz. O feijão utilizado é o feijão-de-corda, ainda na vagem. Normalmente é acompanhado de ensopado de maxixe e charque, ou queijo coalho em cubos (o mais usual). Pode ser acrescido de toucinho e leite de coco. O prato é bem temperado, com cebolas, pimentão e coentro.
O termo baião, que deu origem ao nome do prato, designa uma dança típica do nordeste, por sua vez derivada de uma forma de lundu, chamada “baiana”. A origem do termo ganhou popularidade com a música Baião de Dois, parceria do compositor cearense Humberto Teixeira com o “Rei do Baião”, o pernambucano Luís Gonzaga, na metade do século XX.
Nesta receita, adaptei para a região sul. Usei o feijão mulatinho, mais fácil de ser encontrado por aqui Ao invés do charque ou carne-de-sol, utilizei bacon magro grelhado. O queijo coalho também foi levemente grelhado. Não usei coentro por opção, mas nada impede que você use.
INGREDIENTES (10 pessoas)
1/2 Kg de feijão mulatinho
1 xícara e meia de arroz
2 litros de água
200 g de bacon, cortado em cubos de 2 cm
1 cebola, finamente picada
1 pimentão, cortado em quadrados pequenos
4 colheres (sopa) de óleo de girasol
1 xícara de queijo coalho, cortado em cubos de 2 cm
Sal à gosto
PREPARO
Cozinhe o feijão e reserve, junto com a água. Em uma panela funda, frite a cebola e o pimentão no óleo, até amaciarem. Junte o arroz e frite ligeiramente.
Adicione o feijão na mesma panela, com a água do cozimento, até cobrir tudo 2 dedos acima. Tempere com o sal e misture bem. Cozinhe atá o arroz ficar macio.
Em uma frigideira, grelhe o bacon até estar crocante. Junte ao arroz e feijão e misture bem. Grelhe o queijo coalho até tomar cor.
Sirva quente, com os cubos de queijo por cima.
Um prato simples e delicioso, que pode facilmente ser incorporado ao seu dia-a-dia.
huuuuuum é de dar agua na boca adoro ”Baião de Dois”