Maionese caseira.
Suave e cremosa.
Maionese é um molho francês, feito com ovos, vinagre, azeite e temperos. Estes ingredientes são batidos até adquirir uma consistência de emulsão.
A maionese pode ser feita à mão ou na máquina. É servida sempre fria, como acompanhamento de peixes e saladas, priincipalmente.
Sua origem é incerta, várias versões são aceitas. A mais acreditada é que surgiu no século XVIII, criada pelo duque De Richelieu. Foi a primeira grande invenção, quando se trata de molhos.
A melhor maneira de preparar maionese é à mão. Você tem o controle, pode sentir a consistência. Depois de ter dominado a técnica, você terá segurança para fazer quantas vezes quiser. O segredo é ter os ingredientes na temperatura ambiente e paciência.
INGREDIENTES
1 gema grande
300 ml de azeite de oliva extravirgem
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
PREPARO
Apóie uma vasilha funda sobre uma toalha úmida. Deposite a gema e, com o auxíliode um fuet (batedor de arames), bata até ela engrossar.
Vá despejando lentamente o azeite em fio, sempre batendo, até ficar consistente. Adicione o vinagre e a mostarda. Continue batendo e colocando o que sobrou do azeite. Tempere com o sal e a pimenta. Bata bem para que fique bem misturado.
Guarde tampada em geladeira por até 4 dias.
Caso a maionese “desande”: Coloque uma colher (sopa) de água fria em outra vasilha com um pouco de sua maionese. Bata aos poucos, adicionando o resto.
Você também pode adicionar sabores à sua maionese. A simples troca de vinagre de vinho branco por aceto balsâmico já dá outra vida ao molho.
* Algumas variações bastante conhecidas:
AÏOLI – Substitua a mostarda por 4 alhos esmagados. Sirva com peixe frito, ovos ou legumes cozidos.
ANDALUZIA- Junte 2 alhos esmagados e 2 colheres (sopa) de pimentões verde e vermelho. Para peixe grelhado e hamburger.
CHANTILLY – Misture 4 colheres (sopa) de creme de leite fresco bem batido. Para legumes fios e peixe cozido.
ERVAS – Adicione salsa fresca picada e estragão. Para churrascos de ervas ou carnes.
* Fonte: Todas as Técnicas Culinárias Le Cordon Bleu.