Quem aprecia cozinhar, por correspondência aprecia utensílios de cozinha. Qualquer novidade começa a frequentar o imaginário do cozinheiro, especialmente com facas. facas são o fetiche de qualquer cozinheiro que se preze. A indústria, sabendo disso, coloca centenas de novidades todos os anos no mercado desses loucos do fogão. Nas décadas de 80-90 uma “faca revolucionária” apareceu em comerciais de televisão e virou uma febre, as Facas Ginsu.

A história das Facas Ginsu começou nos Estados Unidos (Sim, a Faca Ginsu NÃO é japonesa) em 1978. Os publicitários Ed Valenti e Berry Becker resolveram renomear uma linha de facas genéricas com o nome “Ginsu”. O termo não possui significado nenhum em japonês, mas emprestava um toque de sofisticação e qualidade ao produto.

Para alavancar a venda dessas facas, comerciais exagerados foram criados. Neles, essas facas eram capazes de realizar proezas até então inimagináveis, como cortar latas, canos de chumbo e pregos, entre outras coisas. Pensem o que se passava na cabeça de quem cozinha.

Claro que a vinda para o brasil tinha seus dias contados. Isso aconteceu no ano de 1990, quando o Grupo Imagem Teleshop resolveu trazes essas maravilhas para cá. Em pouco tempo e utilizando a mesma propaganda feita nos EUA, a Ginsu transformou-se em sucesso de venda. Com a afirmação de qus as facas nunca precisariam ser afiadas e uma garantia de 52 anos (não me pergunte a razão do número 52), as facas Ginsu venderam como água de coco na praia. Dentro do jogo estava a estrela das facas, a Ginsu 2000, desekada por 10 entre 10 cozinheiros e cozinheiras do Brasil.

Claro que o produto, como todo mundo que viveu essa época, não tinha nem um décimo da qualidade prometida e nunca realizava as proezas demonstradas nos comerciais. O que ficou foi uma recordação boa dessa época e a Ginsu 2000 se transformou em item de decoração.

Uma lembrança boa da mesma época foi o lançamento pelo mesmo grupo da Meias Vivarina. A promessa era de que elas nunca desfiariam, nem mesmo utilizando uma faca Ginsu. Em tempo, o telefone para comprar essas maravilhas na época era (011) 1406.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.