Nas minhas idas ao Mercado Municipal de Curitiba, às quartas e sextas para preparar os almoços no Maia Box, caminho bastante e acabo conhecendo coisas fantásticas. Na última sexta, em mais uma peregrinação, vi o que me pareceu serem lindas nêsperas em um dos box. Resolvi levar algumas, pois estavam lindas mesmo. Aí foi que a vendedora me disse que não eram nêsperas e sim achachairu, uma fruta de origem boliviana e que está começando a aparecer pelo Brasil.
Claro que comprei e vim pesquisar mais. Essa fruta pertence ao gênero Garcinia (ex-Rheedia), cujo parente mais famoso é o mangostão (mangostim). É um fruta nativa da Bolívia e muito apreciada em Ayacucho, Santa Cruz, onde se realizam festas anuais para promoção da fruta e de seus produtos industrializados, como sucos e doces. Seu sabor lembra o araçá e até jabuticaba. Normalmente possui uma semente apenas, sem possuir muita polpa. Ela é utilizada em diversos preparos, desde sorvete até geleias. O sabor é azedo e doce na medida certa.
De minha parte, virei fã desta frutinha tão exótica. Caso encontrem, não deixem de provar. Pegue uma faquinha, faça um corte no meio da fruta, abra e delicie-se. Comprem uma boa quantidade, pois não possui muita polpa e você vai acabar passando vontade.