Se você, assim como eu, é do sul do Brasil, conhece o palmito pupunha. Apesar do estado do Paraná ser um dos maiores produtores de pupunha do Brasil, seus habitantes estão mais acostumados ao consumo do palmito desta árvore extraordinária. Já o pessoal mais ao norte, especialmente Ceará, Pará e Amazônia, fazem do fruto da palmeira do pupunha seu café da manhã na época que eles estão prontos para a colheita.
Pouco conhecido em grande parte do país, o fruto da pupunha possui muitas formas de consumo e benefícios para a saúde
A pupunha é uma espécie de palmeira nativa da região amazônica que pode atingir mais de 20 metros de altura. Do caule desta planta se extrai a variedade de palmito pupunha, bastante popular em todas as regiões do país.
O fruto desta espécie, também chamado de pupunha, tem alto valor nutritivo e ainda é pouco conhecido fora da região norte do país.
O fruto pode ser encontrado nas cores amarelo, laranja ou vermelho e possui tamanho entre dois e cinco centímetros.
A polpa do fruto varia entre as tonalidades amarelo claro ao laranja escuro. Cada cacho da fruta contém entre 50 e 100 frutos e pesa cerca de 3 quilos.
Nutrientes presentes na pupunha
A pupunha é uma excelente fonte de fibras, proteínas, vitaminas A e C e minerais como, cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio e zinco.
Como pode ser consumido o fruto da pupunha?
Por se tratar de um fruto é comum pensar que podemos consumi-lo cru, em sua versão natural, porém isso não é verdade.
O fruto da pupunha possui a presença de cristais de oxalato de cálcio (ácido oxálico) que causam uma sensação desagradável ao paladar e podem inibir o processo de digestão do organismo, especialmente em crianças.
Existem várias formas de preparo do fruto, sendo a versão cozida em água e sal, a mais conhecida.
A fruta pode gerar também uma boa farinha natural que serve de base no preparo de diversas receitas como: pães, doces, bolos e até ração animal.
Além disso, o fruto é utilizado também na produção de geleias, sorvetes, compotas e vinhos.
Receita tradicional para o consumo do fruto da pupunha:Após 30 a 60 minutos de cozimento em uma panela com água e sal, descasque os frutos, corte-os ao meio na direção do comprimento para que sejam removidas as sementes e, então, está pronto para o consumo.O fruto pode ser servido no café da manhã ou lanche da tarde acompanhado de açúcar, mel ou ao natural. |
Fonte: Site Alimentação em Foco
PURÊ DE PUPUNHA
Ingredientes
20 frutos de pupunha
120 ml de leite de côco
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta-do-reino à gosto
Preparo
Lave e cozinhe os frutos em água com sal por aproximadamente 1 hora, até que estejam macios. Descasque e retire os caroços. Leve para uma panela e esmague com um garfo o máximo que você puder. Adicione os outros ingrediente e leve ao fogo até que atinja a consistência de purê. Sirva quente.
Pingback: Quem Tem Diabetes Pode Comer Pupunha? - Cirurgia Avançada e Obesidade - Clínica Láparos