Estar mais tempo no Mercado Municipal de Curitiba, como eu estou agora com os almoços no Maia Box, é ter a oportunidade de adquirir produtos não tão casuais em nossas mesas. Vocês conhecem o Sorgo, um dos cerais mais consumidos no mundo? Barato e muito nutritivo, aqui em casa virou pipoca. Pode ser consumido apenas com sal ou até entrar na composição de uma salada.

Sorghum bicolor é uma espécie de planta com flor pertencente à família Poaceae. O seu nome comum é sorgo, e é também chamado milho-zaburro no Brasil, mapira em Moçambique e massambala em Angola.

O sorgo é o quinto cereal mais produzido no mundo, antecedido pelo trigo, o arroz, o milho e a cevada. Em Moçambique, constitui um dos alimentos básicos da população.

É alimento humano em muitos países da África Austral, da Ásia e da América Central e importante componente da alimentação animal nos Estados Unidos, na Austrália e na América do Sul. Os grãos do sorgo são úteis na produção de farinha para panificação, amido industrial, álcool e como forragem ou cobertura de solo.

O sorgo é de origem africana, mas há evidências de uma segunda área de dispersão na Índia, um dos principais produtores deste cereal. Foi introduzido no Brasil em meados do século XX, tendo como principais regiões produtoras Goiás, Minas Gerais e alguns plantios experimentais em Paragominas no Pará. (Wikipedia)

Pipoca de Sorgo

Ingredientes

1 punhado de sorgo em grãos

1 colher (sobremesa) de óleo de girassol

Sal à gosto

Preparo

Aqueça uma panela e coloque o óleo. Adicione os grãos de sorgo e deixem que estourem até o fim. Retire, tempere com o sal e delicie-se.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.