Lentilhas têm sido parte da dieta humana desde o período neolítico, sendo uma das primeiras culturas agrícolas domesticadas no Oriente Médio. Evidências arqueológicas mostram que elas eram consumidas de 9.500 a 13.000 anos atrás. Do Oriente Médio, as lentilhas se espalharam para a Europa do sul e central e para o norte de África.

Consumir lentilhas durante a véspera de Ano-Novo é um hábito comum em países como o Brasil, o Chile e a Venezuela. Acredita-se que as pequenas sementes, circulares e achatadas como moedas, atraem boa sorte no âmbito financeiro.

Segundo o Gênesis, primeiro livro da BíbliaEsaú cedeu a Jacó seu direito de primogênito em troca de um prato de lentilhas. Samá, um dos valentes do rei Davi, defendeu sozinho um campo de lentilhas contra os filisteus. (Wikipedia)

Lentilha é uma delícia em qualquer dia, o melhor substituto para o feijão do dia-a-dia. Eu sou fã, adoro o prato árabe com elas combinando com arroz, a Mjadra. De cozimento rápido, fica uma delícia para variar no trivial da sua cozinha. Prepará-las é fácil: para 200 gramas de lentilha você vai precisar de 2 colheres (soap) de azeite, 1 cebola média picada, 2 dentes de alho picados, 1 folha de louro, sal, pimenta-do-reino e o segredo para transformar sua receite, 1 pitada de cominho. Esta especiaria fará toda a diferença, pode acreditar. No mais, aqueça uma panela e coloque o azeite; adicione a cebola picada, um pouco de sal e refogue por 1 minuto; junte o alho, o louro e o cominho e cozinhe por mais 1 minuto; coloque 1 litro de água e mexa bem; adicione a lentilha, tempere com sal e pimenta.  Quando a água ferver, abaixe o fogo e deixe que cozinhe por 40 minutos, mexendo esporadicamente, até que o caldo engrosse e as lentilhas estejam macias.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 3 comentários

  1. Dora Urban

    Aqui é obrigatório lentilha, sempre gostei, e Paulo, nesta quarentena descobriu que gosta. Vou seguir as dicas para a próxima.

  2. Romis

    Adoro louro e cominho! Adorei a dica!

  3. Camila

    Gosto de comprar em casas de produto natural , que aí compro a granel e é mais fresquinha!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.