Ao passar em uma frutaria aqui perto de casa, encontrei Noz Pecan. Mesmo sendo originária dos EUA, muita gente daqui chama a Pecan de Noz Brasileira. Claro que esta noz irá aparecer em alguma receita aqui no OBA Gastronomia. Enquanto isto, fiquem sabendo um pouco mais sobre a Noz Pecan.

Nogueira-pecã (ou pecan), cujo nome científico é Carya illinoinensis K., é uma árvore originária do sul dos Estados Unidos da América.

Elas são caducifólias, crescem de 25 a 40 metros em climas temperados e podem dar fruto por mais de duzentos anos. Possuem tronco ereto, casca inicialmente lisa, tornando-se áspera e fendida conforme o tempo. Suas folhas são compostas, longas (40 a 70 cm), pinadas com 9 a 13 folíolos (podendo chegar a 17), a inflorescência é terminal, com flores, pequenas e esverdeadas. O fruto é uma drupa, agrupando-se em cachos com, normalmente, de três a sete unidades, com epicarpo que se separa do fruto, na maturação.

As árvores são, comumente, incompatíveis entre si pois grande parte das culturas são clones de árvores campestres, apresentando dicogamia incompleta. Assim, geralmente, duas ou mais árvores de diferentes cultivares precisam estar presentes para haver a polinização.

O fruto possui uma forma que vai da ovaloide à oblonga, entre uma faixa de 2,5 a 6 cm de comprimento e 1,5 a 3 cm de largura. Com coloração variando entre o marrom/castanho escuro e o cinza pardo, a sua casca possui uma espessura que varia de 3 a 4 mm.

Noz pecan

No Brasil, a pecã foi introduzida por volta de 1866, por imigrantes norte-americanos que vieram para o Brasil após a Guerra da Secessão (1861-1865), em algumas regiões distintas do país, pois apesar de ser originária de região temperada, adapta-se relativamente bem a outros solos, desde que não sejam rasos, excessivamente secos e sujeitos a longos períodos de alagamento.

A parte aproveitável do fruto, representa algo em torno de 40 e 60 %, sendo assim, é necessário em torno de 60 a 160 nozes para atingir o peso de 1 kg.

O espaçamento utilizado entre árvores gira em torno de 7 x 7 m até 10 x 10 m e a propagação da nogueira normalmente é realizada por enxertia de borbulhia no verão ou por garfagem no inverno, sobre porta enxertos oriundos de sementes. As amêndoas normalmente são consumidas na forma “in natura”, em bolos, tortas, entre outros. (Wikipedia)

Informação Nutricional
Quantidade por 
Calorias 690
Gorduras Totais 72 g
Gorduras Saturadas 6 g
Gorduras Poliinsaturadas 22 g
Gorduras Monoinsaturadas 41 g
Colesterol 0 mg
Sódio 0 mg
Potássio 410 mg
Carboidratos 14 g
Fibra Alimentar 10 g
Açúcar 4 g
Proteínas 9 g
Vitamina A 56 IU Vitamina C 1,1 mg
Cálcio 70 mg Ferro 2,5 mg
Vitamina D 0 IU Vitamina B6 0,2 mg
Vitamina B12 0 µg Magnésio 121 mg

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.