Há tempos que eu estava para ir e escrever sobre o Stuart, o bar mais antigo de Curitiba. Se para um bar se manter por 10 anos já é difícil, imagina chegar aos 112 anos? E mantendo o charme. Não é para qualquer um. Tem de ter todos os quesitos necessários a um bom bar, como comida boa, bebida boa, atendimento diferenciado, ambiente bacana e frequência fiel, animada e pacífica. Assim é o democrático Stuart.

Stuart

O Bar Stuart, em Curitiba, é o segundo bar mais antigo do Brasil. Hoje sob o comando do empresário Nelson Ferri, o bar mantém as tradições que o fizeram famoso: atendimento personalizado, bebidas raras, pratos exóticos e bem elaborados, aliados aos famosos clientes que já passaram pelas cadeiras do Stuart.

Pernil com verde
Pernil com verde

Em sua terceira sede ao longo de mais de um século, o bar já recebeu grandes personalidades políticas, como o ex-presidente Lula, os ex-governadores Roberto Requião e Jaime Lerner. Vários artistas da televisão, como a atriz Letícia Sabatella, já passaram pelo estabelecimento em visitas à Curitiba.

Carne de onça
Carne de onça

Atração principal, os testículos de touro atraem muitos curiosos, que acreditam no poder afrodisíaco do prato. O cardápio do bar oferece ainda outras opções exclusivas, como carne de onça, coelho à passarinho, bucho ao molho (dobradinha), sanduíche de pernil, codorna e as famosas empadinhas.

Codornas
Codornas

Ferri adquiriu o bar em 2008, do atual gerente, Dino Chiumento, que estava a 38 anos comandando o estabelecimento. Dino começou a trabalhar no Stuart com 14 anos, seu primeiro e único emprego. Hoje, com 77 anos, Dino já está aposentado, mas diz não conseguir ficar longe. “Eu cresci aqui, não consigo ficar longe. Vendi porque meus filhos não quiseram continuar a me ajudar e sozinho era muito trabalho”, relembra o gerente.

Na atual localização, o Stuart está há 39 anos. O bar recebeu diversas premiações de melhor bar da cidade, como as recentes dadas pela Revista 4 Rodas este ano e, mais uma vez, pela Revista Veja Comer e Beber Curitiba. Também recebeu por dois anos consecutivos o reconhecimento da Ambev. (Fonte: Eco Curitiba)

Ir ao Stuart em uma tarde de sol em Curitiba, coisa não tão comum, é um programa para repetir sempre. Chegar ali ao meio dia, pedir um chopp e pensar em qual especialidade do cardápio você irá se deliciar, é umas das melhores coisas a fazer na capital paranaense. No mais, é jogar conversa e risada fora. Na sexta passada, dia em que fui, minha companhia na mesa foi o sensacional pessoal do Principado do Ócio.

Stuart 1

O proprietário do Stuart recebe constantemente ofertas para vender ou ampliar o bar. Mas para ele, isso desagradaria os clientes fiéis. 
Contando com a ajuda de seu filho na administração, Ferri diz que parte da motivação em manter o bar é de fato o lado histórico do estabelecimento. “Hoje, eu sou uma personalidade em Curitiba”, declara o empresário em meio a risos. As tradicionais rifas de carnes ainda acontecem entre os clientes. 
Além de Dino, Ferri conta com uma cozinheira e com os garçons Joelson e Jorge, mais conhecido como Alemão. O bar dispõe de internet e de bebidas raras. Há uma garrafa, feita em homenagem ao jubileu da Rainha Victória, que a dose não tem o valor divulgado no cardápio. A cachaça Havana, preferida do ex-presidente Lula e Fidel Castro, também está na cartela de bebidas. (Fonte: Eco Curitiba)

Eu e o simpático Alemão
Eu e o simpático Alemão

O Bar Stuart é uma instituição de Curitiba. Junto com outros estabelecimentos, como o Bar Palácio, o Bar Mignon e o Triângulo, para citar alguns, é um lugar que faz parte da história da cidade. Muita coisa do que se passou e se passa em Curitiba, podem ter tido origem ali em suas mesas.

O bar funciona de segunda à sexta-feira das 9h às 23h. Nos sábados, o atendimento é até as 18h e nos domingos, fecha as 15h.

BAR STUART

Endereço: Praça Osório, 427 – Centro   Curitiba   Paraná
Telefone: (41) 3323 5504

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.