Quem provou, sabe. Uma das coisas mais gostosas em um churrasco é o espetinho de queijo muçarela. Derretido no ponto certo, com alguns pontos crocantes, é impossível deixar de provar.

Espetinho de queijo mussarela

Iguaria com presença constante na maioria das churrascarias, espetinho de muçarela é excelente para abrir os trabalhos para o que está por vir. Quando falo “em churrascarias” é porque é lá que a maioria das pessoas apreciam esta delícia. A razão é simples: ao tentarmos fazer em casa, o resultado é uma massa disforme de queijo derretido saindo para fora do espeto e querendo mergulhar nas brasas. Quem teve esta experiência, sabe do que falo.

Então, resolvi perguntar o segredo para quem entende do assunto. O lugar que eu me acabo de comer este espetinho de queijo é o Campagnolo, um simpático restaurante que começou como uma casa de espetos. Hoje o Campagnolo tem um cardápio mais variado, mas os espetinhos continuam fazendo a alegria dos frequentadores.

E foi assim que o próprio Campagnolo me contou, com um sorriso enigmático no rosto, a maneira correta de preparar espetinhos de muçarela que “podemos comer depois”.

Espetinho de queijo mussarela 1

A primeira dica é o tipo de queijo. Usa-se o queijo muçarela curado em forma de nozinho, encontrado em grandes supermercados. Em alguns você já encontra os espetinhos montados, prontos para assar.

A segunda dica (e a mais quente) é que este queijo deve estar refrigerado antes de ir ao fogo. Na hora de preparar, retire da geladeira e coloque na grelha, com o carvão em brasas. Girar constantemente é fundamental. O queijo irá derreter uniformemente, sem desmanchar.

O tempo de assar é bem rápido, não passando dos 5 minutos. Para servir, você pode incrementar com azeite de oliva e orégano, mas ele sozinho  já é uma delícia. Depois que você pega o jeito, nunca mais estes espetinhos irão faltar no seu churrasco entre amigos.

* Abro aqui um parênteses para uma explicação fora da gastronomia. A forma correta da grafia deste queijo. Muçarela ou mussarela? Vale muito a pena dar uma olhada nesta página de Português na Rede.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

  1. Vera Silva

    Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.