O OBA de hoje é por conta da Nutricionista Maria Alice Maciel, que nos falará um pouco sobre a Dieta Mediterrânea.

Alho

O conceito de Dieta Mediterrânea foi reconhecido pela OMS em 1993 e abrange  costumes e tradições alimentares dos povos da região banhada pelo mar mediterrâneo, como Grécia, Itália, Espanha, Portugal. As pessoas que vivem nessa região tem menor incidência de doenças cardiovasculares. Será que precisamos nos mudar para Grécia para termos uma alimentação mais saudável com menos riscos dessas doenças? Não, e nem adiantaria, se os nossos costumes alimentares não mudassem. Precisamos mudar hábitos, o que não é nada fácil.

A Dieta Mediterrânea é composta pelo uso habitual de frutas, legumes, vegetais, frutos secos, cereais integrais, sementes, bastante azeite de oliva de boa qualidade, alho, maçã, tomate, oleaginosas, peixe e um pouco de vinho tinto diariamente. Temos que optar pelas versões menos calóricas ou menos gordurosas do leite e queijo, por exemplo.

É muita informação, não acham? Além de tudo isso, ainda tem aquela história do sal, alimentos industrializados e por aí vai. Aliados a isso, a prática constante de exercícios físicos é benéfica. Diminuir frituras, gorduras de origem animal e carne vermelha é recomendado.

Pois então, parece que todos sabem disso, mas porque não dá certo? Acredito que a dificuldade é realmente a mudança de hábitos. Esses costumes já passam de geração para geração, não é uma coisa que se muda da noite para  o dia. Nós temos costume de comer carne vermelha em maior quantidade e nem devemos parar de comer, apenas diminuir a quantidade e a freqüência.

É difícil comer um pouco de oleaginosas diariamente. Não parece que enjoa? Eu mesma tenho tentado, mas passam uns dias, já tenho que dar uma parada. Aí você vai almoçar em restaurantes “por quilo”e fica aquela dúvida: será que esse azeite é bom? Será que não colocaram outro azeite na embalagem desse? É a tal história, a teoria na prática é outra…

De qualquer forma, fica aí a proposta para melhorarmos a qualidade de nossa alimentação. Tranquilos, com calma, mas sempre visando o melhor.

Beijo e até a próxima.

Maria Alice Maciel            Nutricionista

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.