Chia – Sementinha poderosa

Linguado em Papillote
4 de junho de 2012
Cateto da Floresta – La Caceria
6 de junho de 2012
Mostrar todos

A Nutricionista Maria Alice Maciel nos fala sobre esta semente que anda fazendo tanto sucesso por aí.

Também conhecida como Sálvia Hispânica, a palavra CHIA significa força e já era cultivada no México e consumida pelos Maias e Astecas para dar força e resistência. Depois, os espanhóis católicos começaram a relacionar com rituais e acabou caindo em desuso. Pesquisadores argentinos e americanos deram início a várias pesquisas sobre o grão a partir dos anos 90.

Depois disso, começaram a aparecer os  benefícios e hoje  já faz parte da alimentação de vários povos, em diversos países (ABESO – Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica).

A chia contém 40% de fibras, sendo a maior parte composta de fibras insolúveis, é muito rica em ácidos graxos essenciais, ômega 3 e 6, vitaminas, minerais e proteínas. Justamente por sua composição, a chia vem sendo considerada como alimento funcional. A sensação de saciedade proporcionada pelas fibras é ainda maior com a chia pois, em contato com a água, ela tem uma capacidade enorme de absorvê-la, formando um gel, aumentando o  tempo de esvaziamento gástrico e, como conseqüência, diminuindo aquela sensação de “estômago vazio”. Isto faz que seja  benéfico para o controle glicêmico e para não exagerar na quantidade de alimentos.

Os outros benefícios você já sabe: prevenção de doenças cardiovasculares, controle de colesterol, ação antioxidante, funcionamento intestinal e por aí vai.

Podemos encontrar a chia nas formas de grão, farinha ou óleo. Para consumir, 2 colheres de sobremesa ou 1 de sopa ao dia são suficientes para obter uma grande quantidade de nutrientes por ela proporcionados. Aliás, cuidado com a quantidade. A chia também fornece calorias, se você exagerar acaba até engordando. Basta misturar em um iogurte, mingau, adicionar à bebidas, por cima de saladas, misturar em cereais e não precisa triturar, como outros grãos.

Com tantos benefícios, não custa experimentar. Vamos lá.

Maria Alice Maciel     –    Nutricionista

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

3 Comentários

  1. Bom conhecer e saber 🙂
    Não conhecia essa sementinha!!!
    Próxima aquisição hehe

    beijãozão*

  2. Angela Maria disse:

    sim eu tomando chia eu engordei e muito

  3. Angela Maria disse:

    sim eu tomando chia eu engordei e muito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: