Visitar Porto Belo não se resume em  estar perto de algumas das praias mais bonitas do Brasil. É também estar em um lugar que encanta por sua gastronomia. Porto Belo não é apenas o ponto de partida para praias como Bombas, Bombinhas, Mariscal, Sepultura, Zimbros, entre outras, mas é também estar em contato com a cultura açoriana, que domina a região.

Selecionei alguns locais que visitei e que me chamaram a atenção.

Cidade de Porto Belo vista do mar
Cidade de Porto Belo vista do mar

A cidade de Porto Belo mantém a atmosfera de uma vila de pescadores, mesmo no verão, quando cerca de 150 mil turistas a visitam. Não há prédios altos no município, colonizado por imigrantes vindos dos Açores. A herança dos açorianos é visível na Igreja Matriz (1814), em algumas casas de estilo colonial e na ligação de seu povo com o mar.

Esta herança também está presente na culinária da cidade, com forte influência do oceano. Os pratos típicos, preparados à base de frutos do mar – destaque para a caldeirada, o camarão ao bafo, o marisco cozido e a sopa de siri, sempre acompanhados de pirão de farinha de mandioca. (Guia Turístico Costa Verde e Mar – Editora Letras Brasileiras)

Porto Belo possuí excelentes restaurantes, para todos os gostos e bolsos. A começar pelo Ilha de Pirão, que já foi tema do OBA Gastronomia faz algum tempo. Mais requintado, mas com um cardápio que merece uma visita, o Ilha de Pirão faz uma comida de primeira. Destaque para as moquecas e pratos com vieiras. Imperdíveis.

Porto Belo 5

Um dos locais que mais frequentei durante esta estada em Porto Belo, foi o Du Cais. Situado na frente da baía, sentar em um final de tarde e apreciar o por do sol de uma de suas mesas é um programa imperdível quando se está nesta cidade. Outro atrativo do lugar, além das pizzas e pratos servidos, é a qualidade da música que ouvimos por lá. Música e atendimento de primeira.

Restaurante Du Cais
Restaurante Du Cais

Outro lugar que merece uma visita, seja em um happy hour ou para uma noite agradável, é a Tatuíra Petisqueira.

Decorada com madeira, objetos de demolição a adereços locais, proporciona um ambiente diferenciado para saborear os mais exclusivos pratos com frutos do mar, como os deliciosos e exclusivos Camarões à Tatuira, Lula do Loy, Ostras com Ervas e Casquinhas de Marisco.

Oferece ainda ótimas opções de carnes, antepastos e petiscos. (Site do Tatuíra)

Tatuira Porto Belo

Se a opção é por um lanche em uma tarde, acompanhado de café ou chá, a sugestão é o Mar Doce Lar. Um lugarzinho pequeno, mas bastante charmoso, que oferece uma confeitaria muito caprichada, além de salgados como quichês, salteñas e empanadas.

Porto Belo 6

A última dica é para quem quer gastar pouco e comer bem. A Petisqueira Marujo’s é a pedida. Situada na estrada que leva às praias de Bombinhas, ao lado do Iate Clube de Porto Belo, com mesinhas na areia, o Marujo’s serve uma comida honesta a preços bem baixos, pelo menos a metade dos praticados em outros locais. O peixe aperitivo à milanesa é delicioso. O único empecilho é a casa não aceitar cartões de nenhuma espécie. No mais, é um local agradável demais, com um visual único.

Marujos

Porto Belo é uma linda cidadezinha, cheia de encantos escondidos e com um povo generoso e hospitaleiro. Um lugar onde a natureza exagerou no capricho. Esta matéria é apenas uma amostra pequena do que você pode encontrar por lá e nas praias próximas. Um lugar daqueles que devem estar na lista de locais para conhecer ao menos uma vez na vida.

Conheça mais sobre os locais visitados:

Ilha de Pirão                                                Du Cais

Tatuíra Petisqueira                                  Mar Doce Lar

 

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.