A Gastronomia de Porto Belo – SC

Peixe Espalmado
23 de janeiro de 2013
Arroz Árabe
25 de janeiro de 2013
Mostrar todos

Visitar Porto Belo não se resume em  estar perto de algumas das praias mais bonitas do Brasil. É também estar em um lugar que encanta por sua gastronomia. Porto Belo não é apenas o ponto de partida para praias como Bombas, Bombinhas, Mariscal, Sepultura, Zimbros, entre outras, mas é também estar em contato com a cultura açoriana, que domina a região.

Selecionei alguns locais que visitei e que me chamaram a atenção.

Cidade de Porto Belo vista do mar

Cidade de Porto Belo vista do mar

A cidade de Porto Belo mantém a atmosfera de uma vila de pescadores, mesmo no verão, quando cerca de 150 mil turistas a visitam. Não há prédios altos no município, colonizado por imigrantes vindos dos Açores. A herança dos açorianos é visível na Igreja Matriz (1814), em algumas casas de estilo colonial e na ligação de seu povo com o mar.

Esta herança também está presente na culinária da cidade, com forte influência do oceano. Os pratos típicos, preparados à base de frutos do mar – destaque para a caldeirada, o camarão ao bafo, o marisco cozido e a sopa de siri, sempre acompanhados de pirão de farinha de mandioca. (Guia Turístico Costa Verde e Mar – Editora Letras Brasileiras)

Porto Belo possuí excelentes restaurantes, para todos os gostos e bolsos. A começar pelo Ilha de Pirão, que já foi tema do OBA Gastronomia faz algum tempo. Mais requintado, mas com um cardápio que merece uma visita, o Ilha de Pirão faz uma comida de primeira. Destaque para as moquecas e pratos com vieiras. Imperdíveis.

Porto Belo 5

Um dos locais que mais frequentei durante esta estada em Porto Belo, foi o Du Cais. Situado na frente da baía, sentar em um final de tarde e apreciar o por do sol de uma de suas mesas é um programa imperdível quando se está nesta cidade. Outro atrativo do lugar, além das pizzas e pratos servidos, é a qualidade da música que ouvimos por lá. Música e atendimento de primeira.

Restaurante Du Cais

Restaurante Du Cais

Outro lugar que merece uma visita, seja em um happy hour ou para uma noite agradável, é a Tatuíra Petisqueira.

Decorada com madeira, objetos de demolição a adereços locais, proporciona um ambiente diferenciado para saborear os mais exclusivos pratos com frutos do mar, como os deliciosos e exclusivos Camarões à Tatuira, Lula do Loy, Ostras com Ervas e Casquinhas de Marisco.

Oferece ainda ótimas opções de carnes, antepastos e petiscos. (Site do Tatuíra)

Tatuira Porto Belo

Se a opção é por um lanche em uma tarde, acompanhado de café ou chá, a sugestão é o Mar Doce Lar. Um lugarzinho pequeno, mas bastante charmoso, que oferece uma confeitaria muito caprichada, além de salgados como quichês, salteñas e empanadas.

Porto Belo 6

A última dica é para quem quer gastar pouco e comer bem. A Petisqueira Marujo’s é a pedida. Situada na estrada que leva às praias de Bombinhas, ao lado do Iate Clube de Porto Belo, com mesinhas na areia, o Marujo’s serve uma comida honesta a preços bem baixos, pelo menos a metade dos praticados em outros locais. O peixe aperitivo à milanesa é delicioso. O único empecilho é a casa não aceitar cartões de nenhuma espécie. No mais, é um local agradável demais, com um visual único.

Marujos

Porto Belo é uma linda cidadezinha, cheia de encantos escondidos e com um povo generoso e hospitaleiro. Um lugar onde a natureza exagerou no capricho. Esta matéria é apenas uma amostra pequena do que você pode encontrar por lá e nas praias próximas. Um lugar daqueles que devem estar na lista de locais para conhecer ao menos uma vez na vida.

Conheça mais sobre os locais visitados:

Ilha de Pirão                                                Du Cais

Tatuíra Petisqueira                                  Mar Doce Lar

 

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: