Bolinhos tiroleses.

A Chef Claudia Habas nos traz hoje uma receita tradicional da região dos Alpes. Uma sopa que vai cair como luva nos dias mais frios que se aproximam.

Prato típico tirolês (knödel), existem várias receitas regionais no Trentino. São bolas feitas de pão amanhecido, speck, temperos, etc (do tamanho de uma bola de tênis), cozidas em uma sopa (brodo) e servidas como entrada. A tradição manda que sejam comidas sempre com colher, junto da sopa.

Este é um dos pratos mais saborosos da cozinha trentina. Sua popularização pelos Alpes, segundo alguns, pode ser explicada por uma história. Lenda ou não, parece que o prato se popularizou com o ocorrido. Este foi um prato servido pelos camponeses tiroleses ao Imperador Francisco José da Áustria e à sua esposa, a Imperatriz Sissi. Em passeio pelo Tirol (uma das regiões preferidas do imperador), os monarcas teriam se abrigado em um refúgio de montanha e os camponeses teriam arrumado sobre o feno o seu leito. Para o jantar, teriam preparado oscanederli, e com a aprovação do monarca, o prato teria se popularizado por todo o Tirol e Baviera.

Fonte: Circolo Trentino Di São Paulo

PREPARO

Coloque o pão para amolecer no leite.
Frite o toucinho. Coloque em um processador de alimentos o salame,a linguiça campeira, ovo, toucinho e triture muito bem, até formar uma massa homogênea.
Acrescente o pão, a farinha de trigo e a salsa e misture com a mão. Prove o sal e ajuste se necessário (provavelmente não haverá necessidade, pois o salame normalmente é salgado).
Com a palma da mão, faça pequenas bolinhas, cozinhe em água abundante e depois coloque em um caldo de carne ou se preferir de aves.
Sirva bem quente, com um bom queijo. Sugiro um Pecorino.
Ótimo para aquecer suas noites frias!
Para fazer o caldo de ave ou carne, pode utilizar a receita do Circolo Trentino di São Paulo. Simples e deliciosa.
Sopa (*pode ser feita de frango ou músculo)
  • 1 1/2 a 2 litros de água
  • cebola picada
  • cenoura picada
  • um frango picado (ou músculo picado)
  • um tablete de caldo de galinha (ou de carne)
  • sal

PREPARO

Em uma panela (ou caldeirão), cozinhar o frango (ou a carne) na água já temperada pelos demais ingredientes (é possível acrescentar cenoura e cheiro-verde à sopa). Colocar as bolas na sopa fervendo e deixar cozinhar, até que elas bóiem.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

  1. Yuri Lawrence

    preciso dos ingredientes para 8 pessoas para a confecção dos bolinhos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.