Aquecendo para a Páscoa.

 

A Chef Claudia Habas nos traz hoje uma sugestão bacana para sua Páscoa.

Páscoa é quase sinônimo de bacalhau. Seja servido na sexta feira ou no domingo, é um dos pratos mais consumidos nesta época do ano. Com o custo um pouco mais baixo que em anos passados, o bacalhau está para a Páscoa como o peru para o Natal.

Com alguns cuidados básicos, é um peixe que não requer muito trabalho em seu preparo. Seu sabor já é marcante demais para misturar com vários  ingredientes. Nesta receita da Cláudia, ele vem acompanhado de batatas, cebolas, azeitonas  pretas e ovos e é finalizado com creme de leite fresco. Um prato com sabor delicado e que fará sucesso em sua Páscoa.

INGREDIENTES
1Kg de bacalhau em postas
1 Kg de batata inglesa
500 gr de nata (creme de leite fresco)
6 ovos cozido
1 cebolas
Azeitonas pretas

PREPARO
Coloque o bacalhau para dessalgar 48 horas antes do preparo,trocando a água a cada 8 horas e mantendo sob refrigeração.
No dia do preparo, após ter trocado a água  umas 5 ou 6 vezes, coloque uma panela com 5 litros de água para ferver. Acrescente nesta água 2 folhas de louro, uma cebola inteira e grãos de pimenta.
Quando a água começar a ferver, coloque o bacalhau e deixe até o momento que ele começa a soltar as lascas. Retire da água e limpe , retirando a pele e os espinhos,  com cuidado para não quebrá-lo muito. Deixe em lascas grandes.
Descasque as batatas e coloque para cozinhar, sem deixar que amoleçam demais. Corte em fatias de 1 cm.
Para a montagem, coloque em um refratário uma camada de batata, uma camada de cebola,  uma camada de bacalhau, outra camada de batata e finaliza com bacalhau.
Coloque a nata por cima e leve ao forno por uns 20 minutos, até a nata ficar com uma consistência mais cremosa. Retire do forno e decore com as azeitonas pretas e ovos cozidos fatiados.
Cuidado com o sal. Provavelmente não vai haver necessidade de colocar mais nas batatas, mas sempre prove antes de ajustar.
Sirva com uma salada de folhas verdes ou se preferir, com arroz branco.
* Hoje você pode encontrar bacalhau em postas já dessalgado, o que diminui o tempo de preparo. O preço também compensa, pois a perda é bem menor.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.