Tomates verdes fritos!
Hoje, passeando pelo Mercado, dei de cara com lindos tomates verdes…E me veio a lembrança do filme Tomates verdes fritos. Assisti há muito tempo atrás, mas é um daqueles filmes que te vem sempre à memória. Como não sou um cinéfilo fanático, recorri a Internet para encontrar uma boa sinopse. E na busca encontrei este Site: Sensibilidade e sabor.. um lindo Site que me atrevi a emprestar o comentário sobre este filme!
FICHA TÉCNICA
TIUTLO ORIGINAL: Fried Green Tomatoes
ANO: 1991
PAÍS DE ORIGEM: Estados Unidos
IDIOMA: Inglês
DURAÇÃO: 125 min
TRILHA SONORA: Thomas Newman
ROTEIRO: Fannie Flag
DIREÇÃO: Jon Avnet
ELENCO: Kathy Bates; Mary Stuart Masterson; Marie-Louise Parker; Jessica Tandy; Gailard Sartain; Stan Shaw; Cicely Tyson
COMENTÁRIO
Baseado no livro de Fannie Flag, e dirigido com extrema sensibilidade, neste filme, questões como a discriminação racial, a violência doméstica, a liberdade, a terceira idade, e a recuperação da auto-estima, são tratadas sem exageros mas com determinação.
Thomas Newman contribui com a boa trilha sonora, e os atores principais (de reconhecido talento), assim como os coadjuvantes, deixam aqui a marca de uma magnífica interpretação. Duas histórias movidas a sentimento e luta, corridas em épocas diferentes, vão se intercalando à medida que Minnie (Jessica Tandy), em um asilo, ao encontrar com Evelyn (Kathy Bates), que está de passagem, como visita, vai abrindo o livro do passado.
Tomates verdes fritos, (uma receita extremamente simples, mas de dar água na boca), eram servidos a quem freqüentava o Café dirigido por Idgie e Ruth, cujo churrasco se classificava como o melhor das redondezas.
Apesar do titulo, a gastronomia apenas atua como coadjuvante, mas aos apaixonados por esta arte, não passarão desapercebidas as cenas onde a câmera se fixa nos pratos das refeições que Evelyn prepara para o seu marido, ou nos ingredientes da cozinha do Café, inclusive quando estes são usados fora do contexto da sua finalidade, e viram instrumento de uma brincadeira entre Ruth e Idgie, a sua aparência se exalta e desperta o paladar.
Comentários de Cris da Silva
TOMATES VERDES FRITOS
Passo agora a receita! Uma simplicidade só, mas que como tudo na vida, com carinho se transforma em algo inesquecível!
Ingredientes (1 pessoa)
1 tomate verde em rodelas grossas
100 g de farinha de trigo
Água gelada
Azeite de oliva
Orégano seco
Sal e pimenta-do-reino
Preparo
Ponha a farinha em um bowl e vá incorporando aos poucos a água gelada, até obter uma pasta homogênea e ligeiramente líquida, batendo sempre com um fuet.
Lave os tomates e seque-os com papel toalha. Aqueça o azeite (abundante) , mergulhe cada fatia de tomate na massa, recobrindo uniformemente. Frite o tomate até estarem dourados. Sugiro usarem uma panela com tampa, pois espirra muito!
Retire e ponha sobre diversas folhas de papel toalha para absorver toda a gordura.
Tempere com sal e pimenta na altura. Sirva bem quente, salpicado com uma generosa quantidade de orégano seco.
Aí ficam duas sugestões: o belo filme Tomates verdes fritos e a receita de mesmo nome! Assistam e depois preparem. É uma delícia!
muito bom
poxa vida eu quero experimentar essa receita maravilhosa! sei que vou amar!
Muito legal a receita, testei aqui e funcionou, ficou muito gostoso. Linkarei em meu blog, com os devidos créditos.
Sou simplesmente apaixonaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaada pelo filme. Ja assisti umas seis vezes e nao me canso de me emocionar com a historia e a liçao de vida que se pode tirar dele. Sempre o cito como o melhor que ja assisti. Quanto à receita vou experimentar agora!!!
Meu filme preferido, perdi a conta das vezes que assisti. Sempre me emociono. A receita é para comer ajoelhada agradecendo aos céus!!!!