Surpreenda com Ovos Mollet

Home / Entradas / Surpreenda com Ovos Mollet

Ovos Mollet

Das inúmeras maneiras de preparar ovos, esta é a que mais gosto. A pessoa que teve a ideia de empanar um ovo cozido e fritar em imersão, deixando a gema ainda mole, deveria ganhar um Oscar da Gastronomia, se existisse. A técnica não é tão complicada, mas exige bastante cuidado e atenção ao tempo de cozimento e de fritura. Algumas dicas para você acertar no Ovo Mollet:

Você vai precisar de ovos, farinha de trigo, farinha de rosca, ovos batidos e óleo de girassol suficiente para fritar os ovos em imersão.

1 – O ovo deve ser fresco, de preferência caipira;

2 – Deve ser colocado em água fervente e cozido em um tempo que pode variar de 4 a 5 minutos, dependendo do tamanho do ovo;

3 -Depois deste tempo, deve ser tirado com uma escumadeira e colocado em uma tigela de água com cubos de gelo;

4 – Uma das partes mais difíceis é descascar o ovo, pois estará mole. Deve ser feito com cuidado, quebrando a casca suavemente com uma colher e retirando com todo o cuidado do mundo, de preferência junto com a película;

5 – Caso não vá utilizar o ovo imediatamente, mergulhe em uma tigela com água, para manter a forma;

6 – Para empanar, primeiro passa-se em farinha de trigo, depois em ovos batidos e por último em farinha de rosca, seguindo a ordem do milanesa. A farinha de rosca pode ser temperada ou não, à seu critério;

7 – O óleo deve estar bem quente, em torno de 190°. O ovo deve ser colocado com o auxílio de uma escumadeira e deve ser frito até que a casca apenas doure, para evitar que ele cozinhe a gema. Depois de frito, retira-se com a escumadeira e deixa escorrer em papel toalha.

Seguindo estas dicas, com certeza seu Ovo Mollet ficará perfeito e irá surpreender seus convidados. Ovos Mollet podem ser servidos com diversos acompanhamentos. Cogumelos refogados, saladas, legumes diversos são algumas ideias. Nesta receita eu utilizei quiabos refogados no azeite de oliva com cebola e alho picados. Para finalizar, usei uma pitada de Flor de Sal de Guèrande.

Ovos Mollet 2

 

Orlando Baumel
Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Exibindo 3 comentários
  • Beth Salgueiro
    reply

    deve ser uma delicia.
    e como se tempera o ovo com sal?
    adorei tambem os quiabos refogados que estão por baixo do ovo…
    que bom que você está aqui, chef…

    • Orlando Baumel
      reply

      Olá, Beth
      Os ovos não temperamos. Você pode temperar a farinha de rosca ou usar sal depois pronto. Neste eu usei flor de sal.
      Bom estar aqui na Central também.
      Um beijo para você!

  • Alexandre
    reply

    O mais difícil é fazer a retirada da casca do ovo, e não achei esta técnica em vídeo em nenhum lugar. Poderia me orientar onde é possível visualizar isto?