Programa turístico quer recuperar e difundir a histórica cidade da Lapa

Home / Divulgação / Programa turístico quer recuperar e difundir a histórica cidade da Lapa

Lapa - MRZ_6196

Que a cidade da Lapa, no Paraná, é um dos destinos mais charmosos do Sul do Brasil, muita gente já sabe. Com sua origem ligada ao tropeirismo, a cidade, localizada na região metropolitana de Curitiba, é uma das mais antigas do Estado. Seu Centro Histórico mantém características originais da época, ruas de paralelepípedos, construções no estilo português dos séculos VXIII e XIX chamam atenção de quem visita a cidade. Além disso, a Lapa carrega em sua rica história um dos episódios mais importantes da república brasileira: o Cerco da Lapa. Em 1894, a cidade ficou sitiada por 26 dias quando o exército local conteve o avanço da Revolução Federalista, que pretendia instituir sua própria forma de governo no Sul por rejeitar a República.

Quirerinha lapeana

Quirerinha lapeana

Para difundir essas histórias e oferecer um programa turístico completo aos visitantes, acaba de ser lançado o programa “Tropeiro Urbano”, uma parceria entre o Hotel Tropeiro da Lapa e a Pousada Tropeira, que conta com o apoio dos comerciantes locais. O programa, que tem duração de um dia, fará com que os turistas aproveitem o melhor que a cidade da Lapa tem para oferecer. O “Tropeiro Urbano” une história e entretenimento, oferecendo passeios guiados pelos museus e edifícios históricos da cidade, apresentações musicais e culturais, almoço típico, café com mistura e hospedagem de uma noite.

Café com mistura

Café com mistura

“Entre os séculos XVII e XIX, os tropeiros se tornaram responsáveis pelo comércio e transporte de animais e mercadorias por todo território que passavam. Os locais onde eles paravam acabaram virando freguesias, vilas e cidades, com fortes heranças culturais que foram espalhadas, principalmente, no trajeto que ia do Rio Grande do Sul até São Paulo, tendo a cidade da Lapa, no Paraná, como uma das principais paradas. Foi aí que a Lapa começou a ganhar força e importância. É essa história rica e repleta de encantos culturais e gastronômicos que queremos mostrar aos turistas”, explica o historiador e idealizador, Márcio Assad.

Coxinha de farofa

Coxinha de farofa

O Tropeiro Urbano já está disponível e custa R$ 135,00 (por pessoa). Os agendamentos de passeios podem ser feitos pelo telefone (41) 9986-1011 ou na página oficial do programa no Facebook (www.facebook.com/pousadatropeiraemlapa).

Theatro São João

Theatro São João

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Comentário
  • ceglys, eduardo
    reply

    Uma bela ideia para preservar a história local, o mais breve possível irei a Lapa e participar dessa história que perdura até hoje, preços acessíveis ajudam muito ao turismo, e a indicação para amigos é a melhor opção de propaganda. Parabens aos idealizadores que guardam a história local.

Comente