Estando onde estou, no litoral de Santa Catarina, é comum demais você encontrar empanadas nas petiscarias. A presença de argentinos é muito grande e esta tortinha é um dos petiscos preferidos de nossos hermanos.
No restaurante que mais frequento por aqui, o Du Cais, em Porto Belo, o proprietário é argentino. E é de lá que tirei esta receita, literalmente pendurada na parede.
As empanadas ou empanadillas são um prato tradicional da Espanha, da Argentina, do Chile, do Peru, do Paraguai e da Colômbia.
Consistem em pastéis de carne, tipicamente assados, mas que também podem ser fritos e, que são, em geral, bastante picantes, temperados compimenta-de-caiena ou malagueta de piri-piri. Os recheios variam mas os mais comuns são de carne de boi, de frango ou ainda de milho (humita) e de queijo com cebola.
Também é característica da empanada um alto teor de gordura, que faz com que o recheio seja bastante úmido. Nas empanadas de carne de boi (as mais típicas), é comum que o recheio consista de carne cortada em pedacinhos bem pequenos (mas não moída), batatas em cubinhos, cebolas, azeitonas e passas de uva, tudo isso embebido em uma generosa quantidade de manteiga.
É uma comida típica de bar, sendo servida no contexto de uma refeição rápida, um lanche ou, quando degustada em restaurantes, como entrada.
A Argentina também possui muitas carnes variadas de porco e até javali.