Comidinhas para impressionar!

Home / Entradas / Comidinhas para impressionar!

Antes de começar a receita, uma explicação…

                                                          Spreads (Pastas)
Spreads são aquelas pastas que insistimos em chamar de Patê. Patê, para ser patê, tem de conter alguns ingredientes para tomar corpo e consistência. Já o Spread não. O Spread é de preparo muito mais simples e não tem a necessidade de um objetivo final único. Uma Pasta de Roquefort pode ser mais líquida ou menos líquida. Qualquer alimento que tenha sua textura alterada de sólido para pastoso já é um Spread. Servem tanto para uma pasta colocada na mesa, para ser acompanhada de pães ou torradas ou para passar em canapés, para assentar o ingrediente que vai sobre ele.
Feita a distinção, aí vai a receita de um Spread famoso da culinária francesa. Primeiro vai a receita base e depois uma para servir como Entrada em um  jantar mais refinado. Lembrando que, como se trata de uma Entrada a base de peixe (bacalhau), opte por uma carne como prato principal, para dar o contraste. Prepare e arrase!!
Brandade de bacalhau    4 pessoas
200 g de bacalhau escalfado e desfiado (não precisa ser o Porto)
2 batatas descascadas
150 ml de creme de leite (nata)
2 dentes de alho amassados Sal e pimenta
100 ml de leite
Azeite q.b.
Cozinhe as batatas e o bacalhau no leite. Processa com o batedor de massa. Misture o creme de leite, o alho e o azeite até consistência de pasta (não muito líquida). Tempere com sal e pimenta.
Brandade de bacalhau com escarola   2 pessoas
300 g de brandade de bacalhau
2 colheres de sopa de pimentão amarelo em cubinhos pequenos
2 colheres de sopa de azeitonas pretas em lascas
3 colheres de sopa de escarola
50 g de Parmeggiano ralado
100 ml de azeite de oliva
Refogue o pimentão. Refogue a escarola com um pouco de alho. Utilize o azeite em todo o processo. Monte em um aro a brandade, a escarola, a azeitona e o pimentão. Coloque mais um pouco de brandade para cobrir. Polvilhe o queijo por cima e leve ao forno bem quente, só para gratinar. Retire o aro na hora de servir, crie uma decoração para o prato e Bom Apetite!!
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Comente