Caminhos de Pedra

Home / O Oba visitou! / Locais / Caminhos de Pedra

Um paraíso na Serra Gaúcha.

Ainda com os olhos e coração em Bento Gonçalves e no Twitter Mix, trago para vocês um dos passeios mais lindos da região.

O Caminho das Pedras é uma volta ao passado dos italianos que povoaram a região da Serra Gaúcha.

A história de um povo contada em forma de arquitetura, paisagens e costumes. Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul,o roteiro com 12 Km de extensão resgata o passado em busca da valorização e preservação dos costumes dos imigrantes italianos.

As centenárias casas de pedra da rota incluem moinhos, cantinas, casa de massas caseiras, teares, casa de doces e muito mais.

Os imigrantes italianos eram legítimos representantes da cultura camponesa, aquela que fazia tudo com as mãos. Totalmente desprovidos de bens materiais, trouxeram para o Distrito de São Pedro a riqueza de seus valores culturais, expressos na religiosidade, no trabalho e na valorização da família.

Hoje ainda é possível vivenciar toda esta tradição nos Caminhos de Pedra, uma rota que resgata essa herança cultural recebida, onde descendentes desses imigrantes recebem os visitantes mostrando a autenticidade e originalidade da sua cultura, gastronomia e arquitetura.

Neste dia que percorri o caminho, paramos em 3 locais para visitação.

RESTAURANTE NONA LUDIA – CASA BERTARELLO

Construída por volta de 1880 pelo imigrante Giuseppe Dall’Acqua, foi a primeira casa restaurada  pelo Projeto Cultural Caminhos de Pedra, em 1994, readquirindo toda sua beleza original.

Atualmente abriga o Restaurante Nona Ludia, com cardápio típico colonial italiano dirigido pela família Cantelli. Ao lado da casa pode-se observar a enorme Maria Mole (ou Umbu).

Estas árvores tiveram grande importância para os primeiros imigrantes, servindo de abrigo para eles.

* Como era de manhã, o restaurante encontrava-se fechado, mas na próxima vez irei conhecê-lo, com certeza.

Tel.: (54) 3454 9576

Site: http://www.nonaludia.com.br/

CASA DA OVELHA

Especialista em produtos derivados de ovelha, a Casa da Ovelha encontra-se em um prédio de madeira de grande valor histórico para a comunidade. Com produtos de excelente qualidade, nela você tem  a oportunidade de observar o processo de industrialização de queijos, iogurtes, doces de leite e molhos para massas.

Também é possível observar os rebanhos de ovelhas, degustar os produtos da casa e adquirir artigos genuínos, que vão desde os derivados de leite de ovelha até peças em lã e pele destes animais.

Tel.: (54) 3455 6399

Site: http://www.casadaovelha.com.br

VINÍCOLA SALVATI & SIRENA

A Vinícola Salvati & Sirena localiza-se em um prédio de formato octogonal, construído com pedras basálticas irregulares, extraídas do próprio local. Os membros da família atendem os visitantes com uma simpatia que não é deste mundo.

A foto ficou ruim, mas tinha de constar, pela simpatia do Sr.Salvati

A Vinícola produz vinhos varietais de uvas resgatadas, suco de uva e produtos típicos. Nela também são servidos jantares típicos italianos, para grupos fechados, sob agendamento prévio.

Tel.: (54) 3455 6400

Site: http://www.salvatisirena.com.br/salvati/

Os Caminhos de Pedra tem muito mais coisa para mostrar.Infelizmente o tempo era curto, mas não faltará oportunidade. Foi um dos passeios mais bonitos e interessantes que já fiz. Conhecer um pouco da história destes valorosos imigrantes é imperdível.

Fonte: Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves.

Saiba mais sobre os Caminhos de Pedra.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Exibindo 2 comentários
pingbacks / trackbacks
  • […] desta história encontra-se preservado hoje graças a ajuda do Grupo Dall’Onder. No roteiro Caminhos de Pedra, várias casas dos primórdios da colonização italiana foram restauradas e mostram um pouco do […]

  • Lasanha de frango • Receitas Gostosas

    […] desta história encontra-se preservado hoje graças a ajuda do Grupo DallOnder. No roteiro Caminhos de Pedra, várias casas dos primórdios da colonização italiana foram restauradas e mostram um pouco do […]

Comente