Bolinho de arroz

Home / Receitas do OBA! / Finger Foods / Bolinho de arroz

A beleza das coisas simples.

Um bolinho que é uma delícia.

Não conheço quem não goste de bolinho de arroz. Aliás, bolinhos em geral. Uma das maneiras mais deliciosas de aproveitar sobras. Bolinho de arroz é uma unanimidade, em casa ou em vários botecos, que fizeram dele sua marca registrada.

Uma receita que não exige prática nenhuma. Perfeita para servir de guarnição ou para ser saboreada com amigos, tomando uma cerveja gelada e com um molho de pimenta Tabasco para acompanhar.

INGREDIENTES

2 xícaras de arroz já cozido, de preferência de véspera

3 ovos

1/2 xícara de queijo ralado

1 colher (chá) de fermento em pó

Farinha de trigo

Cheiro-verde à gosto

Sal à gosto

PREPARO

Separe as claras das gemas dos ovos e bata as claras em neve firme. Misture com  os demais ingredientes, inclusive as gemas, com excessão da farinha de trigo. Mescle tudo muito bem.

Vá juntando a farinha de trigo, peneirando aos poucos e misturando bem, até atingir uma consistência firme, mas ainda úmida.

Aqueça bastante óleo em uma frigideira funda (se tiver um WOK, melhor). Com o auxílio de duas colheres, forme bolinhos e coloque no óleo, poucos de cada vez. Deixe dourar por igual. Retire com e deixe escorrer bem. Passe para papel absorvente para secar bem. Sirva ainda quente e crocante.

Bolinho de arroz é uma delícia. Lembra avós. Uma excelente pedida para qualquer hora.

Orlando Baumel
Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Exibindo 6 comentários
  • Cherry Blossom
    reply

    Orlando Baumel! Se eu soubesse que você iria fazer bolinhos de arroz hoje ontem eu teria ido até Curitiba! Com frio e tudo!Amo isso! É mesmo comidinha de mãe e de avó com sabor de carinho…
    Mas eu nunca coloquei claras em neve nos que costumo fazer. Dica anotadíssima!
    beijinhos com sabor de sexta-feira!

  • Carol Figueiredo
    reply

    Caramba, as fotos do oba ficam maravilhosas até na mini tela do meu celular.
    Bolinho de arroz é um dos meus pratos de infância, um dos preferidos quando minha mãe faz… aquela sensação de estar brincando e vez ou outra passar na mesa e pegar um bolinho pra comer. Bolinho de arroz sempre vai me dar uma sensação de travessura. Adorei!

  • Gabi - Obravipblogs
    reply

    Nossa Orlado, que deliiicia! Bolinho de arroz para me lembra direto minha infência, quando a minha vó fazia tudo quanto era comida que eu pedia! hehehe

    beijos!

  • chopp
    reply

    Fazia muito tempo que não via essa receita… me traz boas lembranças, obrigada!

pingbacks / trackbacks