Bento Gonçalves – Vale dos Vinhedos

Home / O Oba visitou! / Bares / Bento Gonçalves – Vale dos Vinhedos

Mais um julho nesta encantadora cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Cidade que me cativou por suas belezas e por seu povo. Aqui fiz amigos que certamente me acompanharão pelo resto da vida. Amigos que dividi tarefas, quando chefiei a Noite de Gala dos Vinhos e Espumantes Premiados, realizada no Hotel Dall’Onder. Festa que terei a honra e alegria  de comandar novamente neste ano.

Vir a Bento e não visitar o Vale dos Vinhedos equivale a ir para Foz do iguaçu e não visitar as Cataratas. Neste julho gelado, com a temperatura batendo em zero grau, com as parreiras hibernando, sem mostrar o colorido das uvas ou o verde das folhas, mesmo assim o Vale continua com uma beleza ímpar.

Localizado na Serra Gaúcha e inserido no encontro dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à região em 1875, em perfeita harmonia com as modernas tecnologias para produção de uva e vinhos finos e infraestrutura turística de alta qualidade.

Eu e Rogério Valduga, da Vinícola Torcello, uma das surpresas do Vale

Com paisagens apaixonantes que apresentam diferentes tonalidades nas quatro estações do ano, o Vale dos Vinhedos encanta também pela hospitalidade de seus moradores e pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

Pequenas propriedades rurais compartilham o território com vinícolas de diferentes portes, contemplando desde cantinas familiares, boutique e de garagem, assim como grandes empresas que contam com parcerias internacionais.

Vinícola Miolo, vista do Spa do Vinho, hotel do mesmo grupo

Os vinhos do Vale dos Vinhedos apresentam identidade, sendo os únicos no Brasil a deterem Denominação de Origem. A região foi a primeira no país a ser reconhecida como Indicação Geográfica, sendo garantida pela Aprovale a origem dos vinhos finos aqui produzidos.

Interior do “varejo” da casa Valduga

As vinícolas e atrações situadas no vale estão abertas à visitação ao longo de todo o ano. Assim como podem ser realizadas visitas guiadas, degustações comentadas e jantares harmonizados.

Complementando a oferta turística, hotéis, pousadas, restaurantes, bistrôs, ateliês de arte, armazéns de queijos, doces e geleias coloniais e gourmet estão distribuídos ao logo da rota que reserva inúmeras outras atrações aos que ingressam neste vale encantador.

Produtos da Casa Madeira

Entre várias opções de restaurantes com comidas típicas italianas, uma boa pedida é visitar o Sbornea’s. O menu Colonial servido lá é um passeio a gastronomia dos imigrantes que fizeram de Bento Gonçalves um exemplo a ser seguido por todos. Desde a entrada de antepastos, passando pelo Galeto Primo Canto até os grelhados, é uma festa para o paladar.

Costelinha de Porco do Sbornea’s

Estar em Bento Gonçalves é sempre uma grande alegria para mim. Uma cidade que merece ser conhecida por todos. Com certeza, esta será mais uma semana especial aqui pela Serra Gaúcha.

Fonte: Site oficial do Vale dos Vinhedos

[box type=ok] Depois de invadir um post sobre Gramado e Canela, não resisti e vim fazer o mesmo neste aqui. Segue mais uma galeria de belas fotos tiradas pelo nosso chef Orlando Baumel. Espero que gostem. Carolina Figueiredo [/box] [puregallery exclude=”17682, 17681, 17680, 17679, 17678, 17677, 17676, 17675, 17674, 17673″ order=”asc” orderby=”menu_order”]
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Comentário
pingbacks / trackbacks
  • […] de Gramado e Canela e finalize seu passeio conosco aproveitando para ler a reportagem sobre o Vale dos Vinhedos. Eu não resisti quando li estes posts e acabei inserindo uma galeria de fotos exclusivas para […]

Comente