Mais um julho nesta encantadora cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Cidade que me cativou por suas belezas e por seu povo. Aqui fiz amigos que certamente me acompanharão pelo resto da vida. Amigos que dividi tarefas, quando chefiei a Noite de Gala dos Vinhos e Espumantes Premiados, realizada no Hotel Dall’Onder. Festa que terei a honra e alegria de comandar novamente neste ano.
Vir a Bento e não visitar o Vale dos Vinhedos equivale a ir para Foz do iguaçu e não visitar as Cataratas. Neste julho gelado, com a temperatura batendo em zero grau, com as parreiras hibernando, sem mostrar o colorido das uvas ou o verde das folhas, mesmo assim o Vale continua com uma beleza ímpar.
Localizado na Serra Gaúcha e inserido no encontro dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à região em 1875, em perfeita harmonia com as modernas tecnologias para produção de uva e vinhos finos e infraestrutura turística de alta qualidade.
Com paisagens apaixonantes que apresentam diferentes tonalidades nas quatro estações do ano, o Vale dos Vinhedos encanta também pela hospitalidade de seus moradores e pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos.
Pequenas propriedades rurais compartilham o território com vinícolas de diferentes portes, contemplando desde cantinas familiares, boutique e de garagem, assim como grandes empresas que contam com parcerias internacionais.
Os vinhos do Vale dos Vinhedos apresentam identidade, sendo os únicos no Brasil a deterem Denominação de Origem. A região foi a primeira no país a ser reconhecida como Indicação Geográfica, sendo garantida pela Aprovale a origem dos vinhos finos aqui produzidos.
As vinícolas e atrações situadas no vale estão abertas à visitação ao longo de todo o ano. Assim como podem ser realizadas visitas guiadas, degustações comentadas e jantares harmonizados.
Complementando a oferta turística, hotéis, pousadas, restaurantes, bistrôs, ateliês de arte, armazéns de queijos, doces e geleias coloniais e gourmet estão distribuídos ao logo da rota que reserva inúmeras outras atrações aos que ingressam neste vale encantador.
Entre várias opções de restaurantes com comidas típicas italianas, uma boa pedida é visitar o Sbornea’s. O menu Colonial servido lá é um passeio a gastronomia dos imigrantes que fizeram de Bento Gonçalves um exemplo a ser seguido por todos. Desde a entrada de antepastos, passando pelo Galeto Primo Canto até os grelhados, é uma festa para o paladar.
Estar em Bento Gonçalves é sempre uma grande alegria para mim. Uma cidade que merece ser conhecida por todos. Com certeza, esta será mais uma semana especial aqui pela Serra Gaúcha.
Fonte: Site oficial do Vale dos Vinhedos
[box type=ok] Depois de invadir um post sobre Gramado e Canela, não resisti e vim fazer o mesmo neste aqui. Segue mais uma galeria de belas fotos tiradas pelo nosso chef Orlando Baumel. Espero que gostem. Carolina Figueiredo [/box]
[puregallery exclude=”17682, 17681, 17680, 17679, 17678, 17677, 17676, 17675, 17674, 17673″ order=”asc” orderby=”menu_order”]