AYZA

Um passeio pelas cozinhas do mundo.

Ontem fui conhecer o recém inaugurado Ayza Restaurante.

A proposta do Ayza é bastante ousada e diferenciada: oferecer em seu cardápio pratos representativos da Gastronomia mundial. Ali, o cliente pode degustar pratos das mais diversas etnias (13, para ser exato), desde a mais tradicional francesa até a japonesa, passando por Espanha, Portugal, Turquia e Brasil, entre outras.

O local é muito bonito, com uma decoração de extremo bom gosto. Salões amplos e iluminados na medida com mesas e cadeiras confortáveis.

No centro do restaurante, um lounge oferece conforto para uma espera um pouco maior.

Neste dia, optei por um cardápio português. Começando com um Caldo Verde e arrematando com um Cabritinho de Coimbra com Batatas Rústicas. O Caldo estava uma delícia, muito bem servido (até demais, já que consta como Entrada). O Cabritinho, muito bem preparado, no ponto certo, macio e suculento. Um prato que eu indicaria sem medo de errar.

Como já disse aqui várias vezes, não sou chegado a doces, mas não poderia deixar de citar a sobremesa mais pedida na mesa, o italiano Tiramisu. Bela apresentação. Segundo quem comeu, muito bom.

O Ayza vale uma visita. Uma bela oportunidade de se deliciar com a cozinha de diversos países.

AYZA RESTAURANTE – Sabores de origem

Avenida Sete de Setembro, 6.355,       Batel     Curitiba -PR

Tel.: (41) 3039-8400.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Exibindo 11 comentários
  • robertson
    reply

    Sou curitibano, não moro aqui já alguns anos. Toda vez que regresso fico impressionado como a cidade evoluiu, infelizmente a gastronomia só vai para traz. O Boulevard que era um restaurante medio para bom fechou, o Capoanni e o Blini, que foram os melhores que esta cidade já viu e com um chefe exemplar, o qual não me recordo o nome,tambem fecharam, o Bologna perdeu a alma e virou Famiglia Calicetti. O quê acontece? Chorei ao comer no Barolo, nada é tão criminoso com a imagem da Itália como este restaurante. Edvino, enganação, todos os outros vinos e vins tambem. Agoro tentei o Ayza, muito dinheiro investido para não ter uma comida no mínimo decente, atendimento péssimo, carta de vinho sem nenhum equilibrio e comida ruim e fria. Não é possivel que o mundo intero evolua e Curitiba não. A culpa e dos empresarios do setor ou dos clientes? Vamos exigir mais do setor, que por sinal está muito caro. Desculpe o desabafo mas São Paulo é aqui do lado, vamos até lá aprender um pouco.

  • roberto
    reply

    Ao contrario do amigo, fomos ao AYZA, COM MINHA MULHER E FILHA, ACHAMOS UM AMBIENTE ACONCHEGANTE, A COMIDA CORRETA, O ATENDIMENTO BOM, E OS VINHOS COM CERTEZA TEM OS PREÇOS MAIS JUSTOS, CREIO QUE SERA EM BREVE UM DOS MELHORES DE CURITIBA, CLARO ESTA QUE GOSTOS NAO SE DISCUTE, E TEMOS QUE RESPEITAR TODAS AS OPINIOES, ABRAÇOS

  • Ruy
    reply

    Concordo com o primeiro comentário, ruim e frio.

  • Teodoro
    reply

    Robertson, por gentileza se mude para SP. Edvino, Terra Madre, Vindouro, dentre outros são exemplos de que a gastronomia em Curitiba está evoluindo muito. Depois do seu comentário, fiz questão dd conhecer o restaurante Ayza e achei espetacular! Comi um risoto de camarao matavilhoso. Resumindo: quando a critica é mal feita ela perde qualquer razão… Você terminou de se perder ao dizer que Curitiba esta cara. Só deve conhecer SP pelo mapa. Curitiba custa menos da metade do que de cobra em SP. Até minha filha de 5 anos sabe disso. Sucesso aos gourmands e parabéns pela reportagem.

  • Luiza
    reply

    Realmente chego a conclusão que existem pessoas que não entendem nada de boa gastronomia ou vivem de mal com a vida, porque para criticar um restaurante como é o Ayza, a pessoa só pode viver de mal com a vida! O ambiente é maravilhoso e deixa muito restaurante internacional no chinelo, o atendimento é digno dos melhores restaurantes que já frequentei em Curitiba, no Brasil e no Mundo, a comida nem se fala, os pratos são tão saborosos e bem servidos que não aguentei inteiro, mas nem por isso, deixei de esperimentar uma sobremesa chamada Brasileiríssima, que é extremamente leve e saborosa, tudo isso acompanhado de um delicioso vinho que faz parte de uma carta completa e com preço justo. Eu recomendo o Ayza para todos aqueles que entendem de comer bem e ser bem atendidos! Fantástico!

  • Jenny Amorim
    reply

    Robertson,
    Como uma das Sócias e proprietária do Ayza sabores de origem, estou e sempre estarei aberta a qualquer tipo de criticas desde que as mesmas sejam construtivas e idôneas, porem, infelizmente ao longo de nossa caminhada, temos que lidar e conviver com pessoas invejosas e pouco profissionais. Aproveito aqui para convidá-lo a conhecer nosso restaurante quando terá a oportunidade para fazer suas criticas pessoalmente e se for ocaso baseadas em comprovações reais, pois tenho certeza absoluta que aqui o senhor nunca esteve.
    Caso deseje fazer suas considerações pessoalmente terei um imenso prazer em recebê-lo.
    Nosso telefone de contato é 41-30398400.
    Obrigada e até breve.

  • Flávio
    reply

    O primeiro comentário que foi feito ali em cima só pode ser de algum ex-funcionário dos restaurantes Capoanni e Blini. Rs.
    De tão bom que eles eram, fecharam!
    Em compensação, tenho maravilhosos momentos cada vez que vou no Barolo e no Edvino, diferentemente do que afirma esse tal Robertson.
    Vou conhecer esse tal de Ayza, seguindo a recomendação e elogio de todos os blogs gastronômicos que li até agora.

  • Gustavo Perinni
    reply

    FUI JANTAR ONTEM NESSE RESTAURANTE E ME SURPREENDI COM UM AMBIENTE MUITO ACONCHEGANTE E ACOLHEDOR. VALE A PENA CONHECER. VOLTAREI LOGO.

  • Nicolas
    reply

    Fui jantar ontem: comida deliciosa, ambiente acochegante, ótimo atendimento. Os pratos tem um preço justo e os vinhos estão com preços muito bons, bem abaixo do que normalmente é cobrado em um restaurante de mesmo nível.
    Recomendo!!!

  • Thiago Rosenvald
    reply

    Achei uma concepção muito parecida com o Terra Madre/Vino e me agradou. Preço do vinho bastante acessível e que harmoniza com a comida… Achei só que faltou alguma opção de prato para duas pessoas no cardápio. Fica a sugestão.

  • Tati Campêlo
    reply

    Nossa, quanta polêmica.
    Coloquei minha opinião do Ayza no blog
    http://gastronomiaefotografia.blogspot.com/2011/09/ayza.html
    Mas resumindo, acho que teria tudo para ser um bom restaurante, falta ajustar alguns pontos, mas tenho a impressão que não vai dar certo.

Comente