Dia destes, minha sócia e assessora no OBA Gastronomia, a querida Carolina (rainha da busca em internet), me enviou um vídeo produzido na Itália com uma receita de macarrão servido na cestinha de parmesão e pediu para eu fazer. Como na maioria das vezes sou eu que peço coisas para a Carol, relativas ao site, não pude nem pensar em não preparar o prato, mesmo porque é genial e merece estar no repertório de cozinha de nossos leitores.

Preparei este prato ouvindo minha amiga Marianna Leporace [soundcloud url=”https://api.soundcloud.com/tracks/30412334″ params=”color=ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false” width=”100%” height=”166″ iframe=”true” /]

Macarrão em cestinha de parmesão 4

 

Eu preparei a receita de maneira fiel a do vídeo que me foi apresentado, inclusive utilizando pinolis, que  aqui pelo Brasil tem um custo alto demais. Vocês podem utilizar outro ingrediente para substituir, como castanha de caju ou pistache, por exemplo. O restante dos ingredientes são coisas normais, que não encarecem o prato absurdamente. Na realidade, o mais importante aqui é sugerir uma nova maneira de apresentar um prato de macarrão. Estas cestinhas de parmesão são fáceis de fazer e dão um charme todo especial a sua receita.

INGREDIENTES

Cesta de Parmesão

160 g de queijo Parmesão ralado grosso

Espaguete com Pinolis

200 g de macarrão espaguete

2 colheres (sopa) de pinolis (castanha de caju ou pistache)

2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem

Folhas de manjericão à gosto

4 tomatinhos cereja

Sal e pimenta-do-reino à gosto

PREPARO

Cestinha de parmesão

Espalhe metade do queijo em uma frigideira antiaderente com 20 cm de diâmetro. Acenda o fogo e deixe que o queijo comece a derreter. Depois de 2 minutos (ou estiver dourado embaixo), vire com o auxílio de uma espátula. Deixe por mais 1 minuto, retire e coloque dentro de um recipiente redondo para moldar a cestinha. Este procedimento você pode fazer tanto na parte interna (como mostra o vídeo) como na parte externa do recipiente. Espere esfriar e retire do molde.

Espaguete com Pinolis

Cozinhe o macarrão até estar al dente.

Enquanto o macarrão cozinha, aqueça uma frigideira funda e coloque o azeite. Ponha os tomate e deixe cozinhar por 1 minuto. Retire. Adicione o alho e os pinolis. Cozinhe por mais 1 minuto sem deixar o alho queimar. Os pinolis devem começar a pegar cor. Adicione o macarrão e misture tudo muito bem. Tempere com sal e pimenta. Desligue e coloque as folhas de manjericão imediatamente. Misture bem e sirva dentro das cestinhas, finalizando com mais queijo ralado e dois tomatinhos em cada uma.

Macarrão em cestinha de parmesão 1

Acompanhe o vídeo e aprenda a preparar a Cestinha de Parmesão:

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.