Houve uma época aqui em Curitiba que Batata Suiça virou uma febre. Não que esteja mais difícil de encontrar, mas uns 10 anos atrás ou mais, a quantidade de lugares para comer esta deliciosa batata era gigantesca.

Batata suiça 2

Não é a toa. Além de ser um prato delicioso e de preparo rápido e que te dá inúmeras possibilidades de recheios, é relativamente barato, para alegria de quem o comercializa. Para preparar uma Batata Suiça de respeito, você não vai precisar de habilidades extremas. O que é imprescindível aqui é uma panela própria para esta batata, uma frigideira pequena (10 cm de diâmetro) e funda. É nela que você vai montar sua batata recheada, como pode ver nas fotos abaixo.

Batata suiça

Batata suiça 1

A sugestão de recheio que o OBA Gastronomia propõe hoje é uma mistura clássica de nossa culinária regional, especialmente a nordestina: carne-de-sol e abóbora desfiada refogados. Um prato que você pode dividir para dois ou devorar sozinho, se a fome for grande.

Batata Suiça de Carne-de-Sol e Abóbora

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 15 minutes
Tempo Total 35 minutes
Porções 1 ou 2 pessoas

Ingredientes

  • 2 unidades médias Batata
  • 1/2 xícara Carne-de-sol previamente cozida e desfiada
  • 5 cubos Abóbora em cubos de 3 cm
  • 1 colher sopa Salsinha picada
  • 1 colher sobremesa Cebola picada
  • 1/2 dente Alho picado
  • 1 colher sobremesa Óleo de girassol
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino

Instruções

  1. Cozinhe as batata por 10 minutos a contar da fervura. Não deixe ficar muito macia. Retire, espere esfriar e rale no ralador de queijo grosso. Tempere moderadamente com sal e reserve.
  2. Aqueça uma frigideira a coloque o óleo. Ponha a cebola e o alho e refogue rapidamente. Junte os cubos de abóbora e um pouco de água. Deixe cozinhar por 15 minutos, sempre colocando um pouco de água quando secar. Esprema os cubos de abóbora com o fundo de uma colher, para desfiar. Adicione a carne-de-sol. Refogue por mais 3 minutos. Tempere com sal e pimenta e junte a salsinha picada. Desligue o fogo.
  3. Em uma frigideira pequena e funda, coloque o óleo e metade da batata ralada, deixando uma cova no centro. Espalhe o recheio e cubra com a outra metade da batata. Leve ao fogo médio e cozinhe por 5 minutos. Vire a batata e complete o cozimento, deixando dourada dos dois lados. Sirva imediatamente.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.