Vinhos de Primavera: os sabores da estação das flores

Sopa de melão
Sopa de Melão à Moda Israelense
27 de setembro de 2018
Farofinha de Quiabo e Ovo
1 de outubro de 2018
Mostrar todos

Sommelier sugere harmonizações para desfrutar bons vinhos na primavera.

Com a chegada da primavera, os dias ficam mais floridos e exuberantes, as temperaturas são mais quentes e agradáveis que o inverno e mais amenas que o verão, e fazem com que os apaixonados por vinho procurarem opções mais adequadas para a estação.  

Para deixar a estação ainda mais especial, os espumantes, tintos, brancos e rosés são opções cheias de leveza e frescor, podendo ser degustados ao lado de pratos leves e refrescantes, perfeitos para qualquer ocasião.

O sommelier da Decanter, Sidney Lucas, destaca que a uva branca Sauvignon Blanc é uma das mais admiradas e também uma das mais plantadas do mundo. O segredo é sua acidez intensa e o frescor incomparável, combinando perfeitamente com esse período do ano. A Chardonnay também é uma ótima opção para degustar na estação das flores.  A dica é escolher vinhos de alguma região mais fria, dessa forma, os sabores são mais complexos e possuem maior acidez.

O preferido e mais apreciado para a estação é o vinho Rosé. A bebida é elaborada a partir de uvas tintas, que são submetidas a macerações curtas, apresentando um sabor mais refrescante e com baixo teor de álcool. O sommelier indica o vinho para uma tarde leve e divertida ao lado de amigos e familiares.

Se você preferir aos clássicos vinhos tintos, a dica é escolher vinhos produzidos com as uvas Pinot Noir, Merlot e Carménère, que possuem taninos mais leves e agradáveis.

A estação possui muitas cores, aromas e sabores especiais. Para celebrar a chegada da primavera, os pratos leves, aliados a vinhos deliciosos, são a pedida certa. Confira as dicas do sommelier para aproveitar a estação e os vinhos da melhor forma possível.

Os vinhos brancos geralmente são servidos em temperaturas mais baixas. Desta forma, a bebida oferece inúmeras possibilidades de combinações com comidas ideais para o a estação. “O Petit Gaston branco 2013 é perfeito para acompanhar refeições a base de pratos leves com frutos do mar, peixes, saladas e queijos”, ressalta Lucas.

A primavera marca o período de transição, o meio termo entre a variação de temperatura, em dias de temperaturas mais amenas procure por vinhos tintos leves. A dica do sommelier é apostar no Ercavio Tinto 2016. A bebida é uma excelente opção de acompanhamento com embutidos, aves assadas e lombo de porco grelhado.

O vinho combina com qualquer estação, mas nenhum harmoniza tanto com a primavera como o Rosé. O Finca La Linda Rose (Luigi Bosca) 2015 possui uma coloração cereja intensa, com aromas de frutas vermelhas e floral. “A bebida é muito versátil à mesa. Harmoniza com saladas de anchovas, ovos cozidos e azeitonas, antipasto italiano, sopas mediterrâneas de peixe e crustáceos, moqueca baiana, aves e outras carnes brancas”, finaliza o sommelier.

 Decanter

Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter.

Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sidos alguns dos suportes desse crescimento.  No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: