Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves – RS

Polenta, Galinha e Radite
6 de agosto de 2011
Jantar Borges – Chef por um dia
8 de agosto de 2011
Mostrar todos

Um Vale Encantado.

Encerrando o relato de minha passagem por Bento Gonçalves, apresento um pouco do Vale dos Vinhedos.

Um passeio extraordinário por esta serra mágica, cheia de pequenas e grandes surpresas. Para onde seu olhar aponte, uma paisagem deslumbrante surgirá .

“Uma combinação perfeita entre os melhores vinhos, gastronomia e paisagens apaixonantes em todas as estações do ano. Aqui os costumes e tradições estão enraizados nas pessoas e seus costumes.

Pequenas propriedades rurais dividem espaço com  vinícolas renomadas, que ao longo dos últimos anos conquistaram destaque nacional e internacional pela qualidade e personalidade de seus vinhos.

Estes, classificados com Denominação de Origem, tendo sido a primeira região a ser reconhecida como indicação Geográfica, sendo garantida pela APROVALE a origem dos vinhos finos ali produzidos.

Em qualquer época do ano é possível visitar mais de 30 diferentes vinícolas do Vale dos Vinhedos, desde vinícolas boutiques até grandes grupos como Miolo e Valduga.

Ao realizar visitas guiadas, você conhece o processo de elaboração dos vinhos, do cultivo da videira passando pela colheita, vinificação, armazenamento, engarrafamento, envelhecimento, comercialização e degustação.

Sede da Vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos

A mesa farta, com saborosas refeições acompanhadas de vinhos com tradição familiar. é uma das mais celebradas atrações da Serra Gaúcha. Tanto a gastronomia italiana colonial, com seus segredos culinários repassados de geração em geração, como a cozinha contemporânea e os bistrôs gourmets, com cardápios chanceleados por renomados Chefs, fazem o deleite dos visitantes.

Restaurante Sbornea's - Representante típico da comida colonial italiana

Num terra onde o vinho deu origem a quase tudo, pode-se inclusive cuidar da saúde com ele. O Spa do Vinho oferece diversas terapias estéticas e corporais basadas no uso desta nobre bebida.

Em meio a uma paisagem deslumbrante, este magnífico resort construído em uma colina reúne o que há de melhor em hospedagem, gastronomia, saúde e lazer na montanha.”

Spa do Vinho, da Vinícola Miolo

E quer coisa melhor para harmonizar com vinhos que queijos? Difícil uma combinação tão perfeita. Depois de um passeio maravilhoso, lamentando pelo tempo ter sido tão pequeno, uma passada na Queijaria Valbrenta é a chave de ouro para fechar um dia perfeito.

Queijos, salames, copas, sucos,doces…o Paraíso para quem, como eu, é aficcionado por embutidos e queijos. Preparados de maneira quase artesanal, os produtos da Valbrenta são de uma qualidade extraordinária. Sempre acompanhada pelo olhar atento do “Mestre Queijeiro” José Antonio Mocellini, são queijos de comer de olhos fechados.

Eu e o simpático Mestre Queijeiro José Antonio

Aqui encerro minha série de Posts sobre a visita que fiz a Bento Gonçalves, através do evento Twitter Mix. Espero voltar em breve a esta linda cidade e rever este povo tão hospitaleiro, que com tanto carinho me recebeu.

Bento Gonçalves, seu povo, seu trabalho e sua simpatia é um exemplo para todo o Brasil.

Fonte: APROVALE – Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.