Tortelloni de Ricota com Carne-de-sol e Brócolis!
O Oba traz hoje uma sugestão para seu almoço de domingo: tortelloni com carne-de-sol e brócolis!
Recebi algumas encomendas de pratos para o final de semana. Entre eles está um que faço faz tempo. Tortelloni com carne-de-sol e brócolis.
Tenho meu fornecedor de tortelloni. Às vezes não existe tempo hábil para fazer em casa. O lugar que pego é bem caseiro e muito bem feito. Comprei o de ricota.
A carne-de-sol eu pego no Mercado Municipal de Curitiba. A qualidade é muito superior às encontradas em supermercados. Prefiro carne-de-sol ao charque ou a carne seca. O sabor é bem mais suave. Caso você não encontre, utilize charque de boa qualidade. Para saber mais sobre carne-de-sol, charque e carne seca, clique AQUI.
INGREDIENTES (8 pessoas)
1 Kg de tortelloni de ricota caseiro
1/2 Kg de carne-de-sol de excelente qualidade
1 cabeça de brócolis
1 cebola
2 dentes de alho
100 g de manteiga (divida em duas porções de 50 g cada)
50 g de farinha de trigo
1/2 litro de leite
Noz moscada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
PREPARO
Deixe carne-de-sol de molho em água por 24 horas (trocando a água 4 vezes). Cozinhe em pressão por aproximadamente 2 horas (ou até estar macia). Retire e desfie com as mãos, eliminando a gordura. Aqueça uma frigideira, coloque o azeite, meia cebola bem picada e refogue a carne. Reserve.
Retire as flores do brócolis e mergulhe-as em água fervente por 3 minutos. Na mesma frigideira da carne, derreta 50 g de manteiga e adicione o alho. Junte o brócolis e refogue rapidamente. Reserve.
O MOLHO BECHAMEL
1 – Prepare uma Oignon Piquè – corte a cebola ao meio, atravesse uma folha de louro e enfie 4 cravos-da-Índia nela. Coloque juntamente com o leite para aquecer, quase até ferver.
2 – Derreta 50 g de manteiga. Adicone a farinha e mexa bem, sem deixar escurecer. Deixe esfriar.
3 – Em fogo baixo, vá adicionando o leite aquecido na msitura de manteiga e farinha, mexendo sempre com um fuet (batedor de arames) sem deixar empelotar. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz moscada. Mexa até ficar um creme brilhante e liso.
4 – Ainda no fogo, junte o refogado de carne-de-sol e mescle bem.
MONTAGEM
Cozinhe os tortellonis em água abundante.
Forre o fundo de uma travessa refratária com o molho e coloque uma camada de tortellonis. Coloque mais molho por cima e mais uma camada de massa. Arrume as flores de brócolis por cima e polvilhe queijo parmezão.
Para servir, pré-aqueça o forno e coloque o prato para o queijo derreter.
É um prato maravilhoso. Perfeito para um almoço em família no domingo.
Fica a sugestão do Oba!
Ai!..Como eu gosto de tudo, tudo isso…Mas ainda não experimentei todos esses sabores juntinhos. Humm…parece tão bom…
Só a aula do molho já valeria Orlando!
beijo!
Hum, você tinha razão, a parte do molho é imperdível, com o detalhe da foto da Cebola (que fez a diferença pra que a sua amiga aqui entendesse direitinho como fazer! =))!
Bom post!
Oi, Orlando,
Que bela sugestão você nos traz! E é um prato completo, já que leva ingredientes de todos os gêneros! Olha, vou levar o seu link para a minha lista de blogs, certo? Só assim eu poderia acompanhar o que se faz aqui (o meu tempo é curto mas o interesse, grande!).
Um abraço.
Que pasta mais boa heim meu amigo, sou fã!! Bjs