Duxelles de Cogumelos

Feliz 2009!!!!!!!!!!!!!
31 de dezembro de 2008
Armazém Dom Carmino
3 de janeiro de 2009
Mostrar todos

Duxelles

Começar 2009 com uma receita de uma guarnição clássica francesa: Duxelles. Duxelles nada mais é que Cogumelos e Cebola picados, Vinho Branco, refogados em manteiga e azeite até que todo o líquido tenha se evaporado. Na minha versão incluo um pouco de Alho Poró e substituo o vinho por conhaque, flambando o refogado.

Duxelles pode ser usado como guarnição ou recheio para carnes, ou mesmo como recheio para massas (neste caso com os Cogumelos picados, não em lâminas como mostrado aqui).

Você vai precisar de: 300 g de Cogumelos Paris; 1/2 Cebola; pequeno talo de Alho poró  (a parte branca);  50 ml de Conhaque; 20 g de Manteiga; 20 ml de Azeite; Sal e Pimenta na altura.

dsc00670

Sem lavar os Cogumelos (apenas limpe-os com papel toalha) fatie-os em lâminas. Pique finamente a Cebola e um pouco mais grosseiramente o Alho poró.

dsc006712

Em uma frigideira, aqueça a manteiga e o óleo. Junte a Cebola e o Alho poró e deixe ficar translúcida. Adicione o Cogumelo e refogue até quase secar.

dsc00674

Neste momento, aqueça o Conhaque em uma concha, junte ao refogado e flambe.

dsc00678

Deixe o líquido se evaporar, corrija temperos com Sal e Pimenta moída na hora.

E está pronta sua Duxelles. Uma dica bacana é adicionar um pouquinho (só para aromatizar) de Funghi Secchi. Use como guarnição ou recheio, como dito acima! Por hoje é isto.. em um grande 2009 para vocês!!

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

0 Comentários

  1. Maria Alice disse:

    Huuummmm, eu não experimentei fazer, mas comi e aprovei. Na verdade eu gosto mesmo é que o Orlando faça para experimentarmos juntos….
    bjinhos

  2. Maria Carolina Jardim disse:

    babei… vamos ver se na minha cozinha isso rende ou não rs
    adorei a mistura. ah, uma pergunta: um gengibre distoaria muito no sabor dessa receita? me veio à cabeça que talvez ficasse bom…
    besos querido!

  3. Olá Orlando! Sou sua colega do portal Gastronômico http://www.chefachef.com.br Gostei muito da forma detalhada em que explica as receitas. Parabéns pelo trabalho.
    Quando quiser, podemos trocar receitinhas (todas testadas e experimentadas). Espero a sua visita no http://www.chefachef.com.br Um grande abraço, Rosilene Campolina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: