Talharim com Cogumelos Porcini!
O Oba traz hoje um prato refinado e maravilhoso. Para quando você quiser arrasar em um jantar: Talharim com cogumelos porcini!
Nestes dias que o sol insiste em não dar o ar de sua graça em minha cidade e tudo fica frio e úmido, nada melhor que um prato de massa apetitoso e reconfortante. E este prato, que traz o aroma de bosques com ele, é perfeito para ser saboreado em uma noite de inverno.
Funghi porcini é um cogumelo selvagem que se desenvolve nos bosques da Itália, em regiões montanhosas. São marrons, de tamanho e peso variáveis, podendo chegar a quase meio quilo.
Sua textura é macia, firme como carne e seu sabor é pungente. No Brasil o porcini é vendido desidratado, sendo raríssimo encontrá-lo fresco.
Para este prato você pode usar o porcini chileno, mas se tiver oportunidade use o italiano, de qualidade infinitamente superior.
INGREDIENTES (4 pessoas)
50 g de cogumelos porcini seco, em fatias
2 xícara (chá) de água fervente
1/2 xícara (chá) de pancetta, em tiras finas (pode ser substituído por presunto Parma ou Pata Negra)
1 cebola pequena picada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
250 ml de creme de leite fresco (nata)
250 g de talharim (usei o paglia e fieno)
Noz-moscada ralada na hora, à gosto
Sal e pimenta-do-reino moída na hora à gosto
PREPARO
Numa tigela pequena, misture a água e os cogumelos. Deixe de molho por um mínimo de 30 minutos. Retire-os da água e esprema-os com as mãos, retirando o máximo de líquido. Se as fatias forem muito grandes, pique grosseiramente. Reserve a água do molho.
Numa frigideira grande, aqueça o azeite e junte a pancetta, a cebola, o sal e a pimenta e cozinhe por 4 minutos, em fogo brando. Junte os cogumelos e cozinhe por mais 4 minutos.
Adicione o creme de leite e a noz-moscada e cozinhe por 2 minutos. Depois junte o líquido que os cogumelos ficaram de molho. Cozinhe até reduzir à consistência de creme de leite pouco grosso, mexendo de vez em quando.
Em uma panela grande, ferva cerca de 6 litros de água. Salgue à gosto e coloque a massa. Cozinhe até estar al dente. Escorra a massa.
Junte o macarrão ao molho, aquecendo e mexendo para os ingredientes se misturarem bem. Tampe e deixe descansar por 2 minutos. Sirva bem quente. Se preferir, ofereça queijo parmezão à parte, mas é opcional.
Tenho certeza que seus convidados irão adorar e cobrar um bis. É um prato maravilhoso e muito refinado. Fica a sugestão do Oba!