Sopa de Feijão

Ostras em Guaratuba
3 de junho de 2010
Risotto Royal Flush – Mauro Poddesu
4 de junho de 2010
Mostrar todos

Pasta e Fagioli.

Sopa cremosa de feijão.

A Itália é pródiga na mistura de massa e feijão. São centenas de variações. Encontrada em todas as regiões da Bota, esta sopa varia desde o simples caldo de feijão até o purê cremoso, cheio de grãos e massinhas.

Esta versão é minha favorita. Uma sopa cremosa, nem rala nem grossa, com o sabor realçado pelo acréscimo de mirepoix (salsão, cenoura e cebola) e bouquet garni (amarrado de ervas).

O sabor dos feijões fica suave, realçado pela  pancetta e o fio de azeite de oliva para finalização. É uma sopa para ser servida como prato único. Basta acompanhá-la com um pedaço crocante de algum pão rústico.

É uma sopa que pode ser reaquecida, ficando até mais saborosa no dia seguinte de seu preparo.

INGREDIENTES (6 porções generosas)

500 g de feijão preto (ou outro de sua preferência)

50 g de pancetta picada

1 cenoura média em cubinhos

1 talo de aipo (salsão) em cubinhos

4 dentes de alho picadinhos

1 cebola média picada

1 amarrado de salsa, folhas de louro, folhas de salsão (bouquet garni)

100 g de massa italiana seca (espaguete quebrado ou conchinha)

Sal e pimenta-do-reino moída na hora, à gosto

Azeite de oliva extravirgem

PREPARO

Ponha os feijões em uma tigela grande e cubra com água fervente. Deixe por 1 hora. Escorra e lave bem os grãos, jogando a água fora. Reserve.

Em uma panela de fundo pesado, junte azeite, a pancetta, a cebola, o salsão, o alho e o bouquet garni. Cozinhe em fogo moderado até os legumes começarem a ficar macios e cheirosos. Adicione o feijão e 3 litros de água. Tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos. Tempere com o sal e a pimenta e cozinhe até os grãos estarem macios. Mexa sempre para evitar que grude no fundo.

Retire a panela do fogo. Com uma escumadeira, retire uma boa quantidade de grãos e de verduras e reserve. Descarte o bouquet garni. Passe o que restou na panela pelo liquidificador. Se preferir, utilize um mixer na própria panela.

A sopa deve ficar com uma consistência cremosa, mas não totalmente lisa. Volte os grãos e as verduras reservados para a panela. Junte a massa e cozinhe até que ela fique al dente. Mexa constantemente para evitar que a massa grude no fundo e se queime.

Sirva muito quente, regada com um fio de azeite e guarnecida por ciboulette picada.

Se for reaquecer, adicione um pouco de água fervente, até a consistência certa. Caso não encontre pancetta, substitua por bacon de boa qualidade, escaldado em água fervente por 1 minuto.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.