Soupe à l’ oignon gratinée! A Sopa Francesa de Cebola!
Dias frios, cinzas e molhados em Curitiba. O que mais vem ao pensamento é uma sopa reconfortante, para aquecer a alma. Hoje o Oba traz um clássico francês: Soupe à l’ ognion gratinée…a Sopa Francesa de Cebola!
Esta é uma das mais famosas sopas da culinária francesa. Perfeita para ser consumida no inverno. De sabor e aroma intenso, é capaz de espantar qualquer frio.
Você pode usar água, mas um bom caldo de carne caseiro é inigualável. Um bom vinho também é fundamental. Claro que não precisa exagerar, mas opte por um vinho de qualidade. Nesta minha receita eu exorbitei um pouco. Tinha uma sobra de um Chablis fantástico (de 3 dias atrás), o que deixou esta sopa inesquecível!
Se você quiser deixar esta sopa mais leve, omita a farinha da receita.
INGREDIENTES (6 pessoas)
45 g de manteiga
1 cebola roxa cortada em rodelas finas
400 g de cebolas brancas, cortadas em rodelas finas
1 dente de alho, finamente picado
25 g de farinha de trigo
200 ml de vinho branco
1,5 litros de caldo de carne (ou água)
1 amarrado de tomilho, louro e salsa em folha de salsão
1 colher de sopa de Xerez
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
CROÛTES
12 fatias de baguete
200 g de queijo Gruyère, ralado fino
PREPARO
Em uma panela grande e pesada, derreta a manteiga. Adicione as cebolas e refogue por 20 minutos, mexendo com frequencia, até ficarem brilhantes e douradas (este processo é importante, pois esta fase irá determinar a coloração da sopa).
Junte o alho e a farinha e cozinhe, mexendo sempre, durante 2 minutos. Adicione o vinho e mexa, até obter um caldo liso. Cozinhe suavemente, sem parar de mexer, até levantar fervura.
Coloque o caldo de carne (ou a água) e mexa enérgicamente. Adicione o amarrado de ervas, tempere com o sal e a pimenta e deixe ferver suavemente por 30 minutos.
Retire o excesso de gordura acumulado na superfície, incorpore o xerez e retifique os temperos.
Para as croûtes, torre as fatias de pão até o ponto desejado.
Sirva a sopa em pratos individuais e coloque as croûtes. Polvilhe o queijo por cima do pão e leve ao gril para gratinar. Sirva prontamente.
Uma delícia de sopa para um dia frio de inverno. Fica a sugestão do Oba!
Fantástica !!!!!
Estou do lado de cá “babando”, não sei se pela sopa, não sei se pelas cores e fotos maravilhosas!!!!!
Sabe Orlando, ontem eu fiz a ratatouille, mas a idéia inicial era fazer uma sopa de cebolas,bem mais simples que essa é claro, mas não fiz por que não tinha cumbucas refratárias que pudessem ser levadas ao forno para que as fatias de baguete gratinassem.
Mas por que eu não pensei numa solução dessas!?!?
Ai! Chef é Chef!
beijo!