Quiches

Pernil de Porco Assado
22 de março de 2010
Macarrão com Legumes
24 de março de 2010
Mostrar todos

La Quiche Lorraine e o que veio depois.

Hoje no Oba, o assunto são Quiches.

Falar em quiches sem mencionar a Quiche Lorraine, seria uma heresia. Afinal, a mãe de todas as quiches é a Lorraine.

A Quiche Lorraine é um prato típico francês, da região de Alsácia – Lorena. Surgiu no século XVI. na cidade de Nancy. É uma torta salgada com recheio feito de ovos, creme de leite fresco, cebolas  e toucinho fresco, temperada com sal, pimenta-do-reino e noz moscada.

Como em todos os pratos regionais de origem antiga que eventualmente se tornaram tanto nacionais como puramente propriedade local, houve diversas evoluções na composição de uma quiche. Em sua origem, era feita com massa de pão, como a pissaladiere  provençal. Aos poucos a massa de pão foi substituida por outra massa.

A receita mais tradicional é esta:

Para a massa,os ingredientes são 120 g de farinha de trigo, 60g de manteiga, 1 ovo, sal e um pouco de água. Corete amanteiga em pedaços e esmigalhe-a completamente com a farinha peneirada e adicionando 1 pitada de sal. Quebre o ovo e misture a massa com as mãos. Junte a água (2 a 4 colheres de sopa) para que fique uma massa macia. Sove e embrulhe em papel-manteiga. Deixe descansar por 2 horas. No momento de usá-la, abra-a bem  fina, forre uma forma redonda e de aro removível e fure a superfície com um garfo.

Para o recheio, corte 6 fatia finas de toucinho em tiras de 2,5 cm de largura. Cozinhe em uma frigideira por 1 minuto, para que escorra um pouco da gordura. Arrume-as em círculo na massa. Tenha pronta 1 xícara de creme de leite misturado com 3 gemas bem batidas mais um ovo inteiro. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz moscada.

Despeje o conteúdo sobre o toucinho e transfira para um forno pré-aquecido em 200° C. Deixe por 20 minutos e diminua para 170° C. Deixe por mais 10 minutos. O recheio inchará, como um suflê e estará dourado. Sirva imediatamente.

Fonte: “Cozinha Regional Francesa”     Elizabeth Davis   Companhia das Letras

Quiche 1

A partir desta receita básica, você pode fazer inúmeras quiches com recheios diferentes. Retirando-se ou não o toucinho. Ou fazendo mini quichês (minhas preferidas para servir). Como esta de tomates frescos.

DSC05350

Quiches são deliciosas. Uma ótima opção para entrada, acompanhamento ou em um lanche mais sofisticado.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

2 Comentários

  1. stella disse:

    Aha!! fui surpreendida por um amigo virtual espanhol para o qual eu mostrei o Oba um dia, ele me deixou em mensagem offline o link da página de quiches pra eu ver….ele está adorando o site…é isso aí!Sucesso pra vocês!

  2. sex videos disse:

    pwkems mvrp zgxbcjqp free amateur porn lkoar yyt polstqivm.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: