Quiche Lorraine

Comida caseira e regional
20 de outubro de 2008
Tesouros de Sebos!
21 de outubro de 2008
Mostrar todos


Quiche Lorraine

Esta tarte é originária da região da Lorena. Foi criada por volta do século XVI. Seu nome provém da palavra alemã Kuchen (bolo). A Quiche Lorraine é feita tradicionalmente com ovos, natas e bacon defumado. É considerada um clássico da cozinha francesa.
Para 4/6 pessoas
Massa
200 g de farinha de trigo sem fermento
1 colher de chá de sal
100 g de manteiga cortada em cubos
1 ovo
Recheio
180 g de bacon defumado sem pele, cortado em Julienne (formato de palitos de fósforo)
4 ovos
1 pitada de noz-moscada moída
250 ml de Creme de leite (Nata)
80 g de queijo suiço ralado
1- Para a massa, peneire a farinha e o sal para dentro de uma tigela e, esfregando a manteiga com as pontas dos dedos, incorpore-a na farinha até obter uma mistura parecida com areia. Faça uma cova no centro e coloque um ovo e uma colher de sopa de água. Amasse rapidamente formando uma bola, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Pré-aqueça o forno em 180 graus.
2- Unte uma forma de tarte pouco alta, de 24 cm de diâmetro, com fundo removível. Estenda a massa sobre superfície enfarinhada até uma espessura de 2-3 mm. Forre a forma com a massa, usando o rolo para aparar o excesso. Forre a lateral da forma. Leve para refrigerar por 10 minutos. Forre a caixa de massa com papel manteiga, encha com feijões e leve ao forno por 25 minutos.
3- Para o recheio, salteie o bacon em um pouco de óleo e escorra em papel absorvente amassado. Bata 3 ovos com a noz-moscada e tempere com sal e pimenta-do-reino na altura. Junte o creme de leite e coe através de um passador. Adicione o queijo ralado. Guarde na geladeira.
4= Retire os feijões e o papel da forma, bata o ovo que sobrou e use-o para pincelar a base da caixa de massa. Leve ao forno por mais 7 minutos, para selar o fundo, evitando que a massa absorva a umidade do recheio. Espalhe o bacon no fundo da tarte e cubra-o cuidadosamente com a mistura de nata, queijo e ovos, enchendo-a até três quartos. Asse por 20 minutos ou até o recheio estar firme e dourado. Sirva quente.
Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: