Uma bela iniciativa no litoral Norte de SP.

São Sebastião oferece aulas de culinária para crianças.

O projeto Buscapé, desenvolvido na Costa Sul de São Sebastião com apoio da  atual Administração por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), e Seesp (Secretaria de Esportes), tem proporcionado aos alunos além de noções de cidadania, atividades artísticas e esportivas como escultura, violão, flauta, teatro, desenho além de aulas de judô nos períodos pré e pós-escolar.

Idealizado pelo policial militar Willian Silveira de Freitas e colocado em prática a partir de 2007 na região, o trabalho conta com total apoio da Polícia Militar e também do Ministério Público e tem por objetivo ocupar o tempo ocioso das crianças que, a agora, também contam com curso de culinária dentro do programa de hotelaria.

Segundo o soldado, as aulas são ministradas na sede do Distrito de Policiamento Fixo Boiçucanga/Barra do Una, tendo como diferencial da disciplina, a proclamação dos hinos municipal e da Polícia Militar. “Oferecemos aos nossos alunos um novo modelo de mundo com bons exemplos e referências positivas”, disse o PM, acrescentando que além da disciplina práticas, são realizadas aulas teóricas de cidadania, educação militar e educação moral e cívica.

Aprendizagem

De acordo com a professora de hotelaria, Cláudia Jardim da Silva, no processo de aprendizagem trabalha-se a parte de hospedagem. “Agora avançamos para o segmento da culinária com comidas e bebidas, uma novidade que está sendo implantada no programa de hotelaria”, comentou.

Segundo Claudia, durante a aula teórica os alunos assistem a filmes educativos e aprendem as regras de como funciona as atividades dentro da cozinha desde o processo de higienização e manipulação dos alimentos.

Informa ainda, que durante a aula prática, dois chefes de cozinha, sendo um especialista em cozinha caiçara e o outro em comida italiana, irão contar um pouco sobre sua história e costumes além de ensinar as técnicas da gastronomia. “È muito importante para as crianças esse contato com os chefes de cozinha, pois são referência para elas”, observou a professora.

De acordo com Eudes Assis, chefe de cozinha e especialista em culinária caiçara, é muito importante resgatar a cultura caiçara através desta arte. Conforme informou, a gastronomia caiçara é mais rústica, com pratos menos elaborados porém, preparados com ingredientes típicos da região como, peixes, frutos do mar, palmito pupunha, taioba, banana e tubérculos como mandioca, inhame e cará. “Pretendo ensinar as técnicas na cozinha para se fazer um prato relativamente simples e com uma bela apresentação”, informou o chefe.

Aulas

As aulas acontecem às quartas-feiras no período da manhã e tarde com turmas de aproximadamente 20 alunos cada. “Precisamos desenvolver um programa completo para que possamos futuramente formar profissionais capacitados e que se interessem em trabalhar nessa área, já que a cidade depende do turismo”, concluiu professora de hotelaria, Cláudia Jardim da Silva.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 4 comentários

  1. lourdes jardim

    parabens pelo projeto com a ajuda de todos pode se conseguir coisas novas para esta garotada que e o futuro do nosso Brasil, parabens a todos do projeto buscapé

  2. Fernanda Spineli

    Parabéns pelo projeto Buscapé, se todos tivesse essa iniciativa o mundo seria bem melhor !!!!

  3. Pedro Ferrari

    Gostaria de receber a receita do projeto buscapé : Peixe com banana da terra.
    Apresentado nesta segunda feira dia 23. Obrigado

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.