Projeto Buscapé -Gastronomia para crianças

Pinhão em sua melhor forma
28 de Maio de 2011
La Polenta
30 de Maio de 2011
Mostrar todos

Uma bela iniciativa no litoral Norte de SP.

São Sebastião oferece aulas de culinária para crianças.

O projeto Buscapé, desenvolvido na Costa Sul de São Sebastião com apoio da  atual Administração por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), e Seesp (Secretaria de Esportes), tem proporcionado aos alunos além de noções de cidadania, atividades artísticas e esportivas como escultura, violão, flauta, teatro, desenho além de aulas de judô nos períodos pré e pós-escolar.

Idealizado pelo policial militar Willian Silveira de Freitas e colocado em prática a partir de 2007 na região, o trabalho conta com total apoio da Polícia Militar e também do Ministério Público e tem por objetivo ocupar o tempo ocioso das crianças que, a agora, também contam com curso de culinária dentro do programa de hotelaria.

Segundo o soldado, as aulas são ministradas na sede do Distrito de Policiamento Fixo Boiçucanga/Barra do Una, tendo como diferencial da disciplina, a proclamação dos hinos municipal e da Polícia Militar. “Oferecemos aos nossos alunos um novo modelo de mundo com bons exemplos e referências positivas”, disse o PM, acrescentando que além da disciplina práticas, são realizadas aulas teóricas de cidadania, educação militar e educação moral e cívica.

Aprendizagem

De acordo com a professora de hotelaria, Cláudia Jardim da Silva, no processo de aprendizagem trabalha-se a parte de hospedagem. “Agora avançamos para o segmento da culinária com comidas e bebidas, uma novidade que está sendo implantada no programa de hotelaria”, comentou.

Segundo Claudia, durante a aula teórica os alunos assistem a filmes educativos e aprendem as regras de como funciona as atividades dentro da cozinha desde o processo de higienização e manipulação dos alimentos.

Informa ainda, que durante a aula prática, dois chefes de cozinha, sendo um especialista em cozinha caiçara e o outro em comida italiana, irão contar um pouco sobre sua história e costumes além de ensinar as técnicas da gastronomia. “È muito importante para as crianças esse contato com os chefes de cozinha, pois são referência para elas”, observou a professora.

De acordo com Eudes Assis, chefe de cozinha e especialista em culinária caiçara, é muito importante resgatar a cultura caiçara através desta arte. Conforme informou, a gastronomia caiçara é mais rústica, com pratos menos elaborados porém, preparados com ingredientes típicos da região como, peixes, frutos do mar, palmito pupunha, taioba, banana e tubérculos como mandioca, inhame e cará. “Pretendo ensinar as técnicas na cozinha para se fazer um prato relativamente simples e com uma bela apresentação”, informou o chefe.

Aulas

As aulas acontecem às quartas-feiras no período da manhã e tarde com turmas de aproximadamente 20 alunos cada. “Precisamos desenvolver um programa completo para que possamos futuramente formar profissionais capacitados e que se interessem em trabalhar nessa área, já que a cidade depende do turismo”, concluiu professora de hotelaria, Cláudia Jardim da Silva.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

4 Comentários

  1. lourdes jardim disse:

    parabens pelo projeto com a ajuda de todos pode se conseguir coisas novas para esta garotada que e o futuro do nosso Brasil, parabens a todos do projeto buscapé

  2. Fernanda Spineli disse:

    Parabéns pelo projeto Buscapé, se todos tivesse essa iniciativa o mundo seria bem melhor !!!!

  3. Olá! Só para avisar que o seu site está na nossa página inicial, nos blogs Vips. Beijos

  4. Pedro Ferrari disse:

    Gostaria de receber a receita do projeto buscapé : Peixe com banana da terra.
    Apresentado nesta segunda feira dia 23. Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *